
O município de Baião voltou a ser distinguido com o título de “Município Familiarmente Responsável”, renovando o reconhecimento atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Este prémio é concedido a autarquias que se destacam por implementar práticas de apoio às famílias, promovendo políticas que melhoram a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Para Filipe Fonseca, vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, esta renovação é “um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver para apoiar as famílias baionenses.” O autarca salientou que o foco das políticas públicas do município está nas pessoas e nas suas necessidades, sendo o apoio às famílias uma prioridade. Fonseca referiu ainda que esta distinção é “um incentivo para continuarmos a construir um futuro mais inclusivo, justo e sustentável para todos os baionenses.”
A cerimónia de entrega da bandeira verde, símbolo desta distinção, decorreu no passado dia 17 de outubro, em Coimbra. A bandeira reflete o empenho contínuo do município em promover iniciativas que beneficiam as famílias, com medidas concretas e abrangentes.

Entre as iniciativas destacadas pelo Observatório estão o Kit Bebé, a Linha Amiga, a Via Verde Família, e diversas ações integradas no Fundo Social de Baião e no Gabinete de Apoio à Família. Além disso, o município oferece programas de apoio nas áreas da educação, saúde, desporto e lazer, e medidas de apoio às vítimas de violência física ou psicológica. Baião também aplica a taxa de IMI mais baixa permitida por lei, entre outras medidas de alívio fiscal, promovendo a sustentabilidade económica das famílias.
O OAFR, criado em 2008, visa incentivar as autarquias a implementar políticas que respondam às necessidades das famílias, promovendo um tecido social coeso e a sustentabilidade do país.