
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 32 toneladas de produtos alimentares em três estabelecimentos industriais nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Porto, por falta de licenciamento legal para entrepostagem e distribuição frigorífica.
A operação de fiscalização foi conduzida pela Brigada Especializada de Indústrias, da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional I, e teve como alvo unidades industriais que operavam sem Número de Controlo Veterinário (NCV), exigido por lei para garantir a segurança alimentar e o cumprimento dos regulamentos europeus em vigor.
Como resultado da infração, a ASAE suspendeu a atividade dos três estabelecimentos e apreendeu os produtos de origem animal, cujo valor estimado é de 131 mil euros.
Após análise efetuada por um médico veterinário, foi ordenada a destruição de 5 toneladas dos alimentos apreendidos, por não cumprirem os requisitos sanitários mínimos, sendo estes produtos encaminhados para uma unidade de transformação de subprodutos aprovada.
Em comunicado publicado esta segunda-feira, 6 de maio, a ASAE reafirma o seu compromisso com a fiscalização regular em todo o território nacional, garantindo a segurança alimentar e promovendo uma concorrência leal entre os operadores económicos.