
André Ventura, presidente do partido Chega, encontra-se internado no Hospital de Faro, após ter sido acometido por um mal-estar na noite desta terça-feira, durante um jantar-comício no Algarve.
Numa publicação feita esta quarta-feira na rede social X (antigo Twitter), o líder partidário agradeceu “o apoio, a amizade e as orações” recebidas nas últimas horas. Na mesma mensagem, partilhou uma fotografia onde surge acamado e garantiu estar a ser “muito bem tratado”.

Ventura manifestou confiança de que terá alta “nas próximas horas”, embora até ao momento não tenham sido revelados oficialmente os detalhes do seu quadro clínico.
Em comunicado enviado à imprensa, o partido Chega confirmou que o líder “passou bem a noite” e adiantou que “estamos a aguardar o resultado de algumas análises para que se possa avaliar a situação”.
A direção do partido informou ainda que “as ações de campanha vão decorrer com normalidade”, apesar do incidente.
O episódio ocorreu no início de um jantar-comício em Faro, quando André Ventura interrompeu o seu discurso, bebeu água e levou a mão ao peito, visivelmente indisposto. Foi de imediato assistido por elementos da sua equipa e retirado do palco.
O médico do INEM que acompanhou o transporte para o hospital declarou à chegada que “está tudo bem neste momento” e que “correu tudo otimamente bem”, tranquilizando os apoiantes quanto ao estado de saúde do dirigente.
Ventura foi estabilizado no local pelos técnicos do INEM antes de ser transportado para o Hospital de Faro, onde permanece sob observação.
A classe política reagiu rapidamente à notícia da hospitalização. Os líderes do PS, Pedro Nuno Santos; da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro; e da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, já manifestaram publicamente os seus votos de rápida recuperação ao líder do Chega.
Ler mais: André Ventura hospitalizado ao sentir-se indisposto durante discurso em Tavira