O período de inscrição para os exames nacionais do ensino secundário começa esta quinta-feira, e os estudantes têm até 19 de março para formalizar a inscrição através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames, acessível em jnepiepe.dge.mec.pt.

De acordo com o despacho normativo publicado na segunda-feira em Diário da República, todos os alunos devem realizar exame a Português e podem escolher até duas disciplinas adicionais para avaliação.

O diploma estabelece ainda as regras para as provas de avaliação externa, incluindo as novas provas de monitorização das aprendizagens (ModA) para os alunos do 4.º e 6.º anos, que substituem as antigas provas de aferição.

No caso das provas ModA e das provas finais do 9.º ano, os alunos internos não precisam de se inscrever, ao contrário dos alunos autopropostos, que devem submeter a inscrição até 19 de março na mesma plataforma eletrónica.

Este ano, as provas ModA e as provas finais do 9.º ano serão realizadas em formato digital. No entanto, na prova de Matemática do 9.º ano, as respostas de construção terão de ser registadas em papel.

Os exames finais do ensino secundário serão corrigidos nos agrupamentos do Júri Nacional de Exames, enquanto as provas dos 4.º, 6.º e 9.º anos serão avaliadas por uma equipa do Instituto de Avaliação Educativa.

O calendário de exames estabelece que as provas ModA decorrem entre 19 de maio e 6 de junho, as provas finais do 3.º ciclo realizam-se a 20 e 25 de junho, e os exames nacionais do ensino secundário estão agendados para o período entre 17 e 30 de junho.