No dia 16 de setembro, o Comando Territorial de Beja, por intermédio do Núcleo de Investigação e de Apoio às Vítimas Específicas (NIAVE) de Beja, procedeu à detenção de um indivíduo de 65 anos por suspeitas de violência doméstica no concelho de Almodôvar.

Esta ação surge no seguimento de uma investigação relativa a um caso de violência doméstica, em que os militares da Guarda apuraram que o suspeito, de 65 anos, exerceu violência física, verbal e psicológica sobre a sua companheira, uma mulher de 58 anos.

No dia 18 de setembro, o detido compareceu perante o Tribunal Judicial de Almodôvar, onde foram aplicadas medidas de coação rigorosas. Estas medidas incluem a proibição de contato com a vítima e a proximidade de sua residência num raio de 300 metros. Para garantir o cumprimento destas medidas, o agressor será monitorizado por uma pulseira eletrónica e terá de fazer apresentações semanais no posto policial da sua área de residência.

A violência doméstica é um crime público, e a denúncia é uma responsabilidade que deve ser partilhada por toda a comunidade. Caso precise de ajuda ou tenha conhecimento de alguma situação de violência doméstica, você pode relatar o caso de várias formas: