
Após uma semana de sol e calor em Portugal continental, uma mudança significativa no estado do tempo está a caminho. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aguaceiros e temperaturas mais baixas são esperados para os próximos dias, ficando abaixo do normal para esta época do ano.
Esta mudança é atribuída à presença de uma depressão nas proximidades das ilhas Britânicas, que irá trazer uma massa de ar mais fresca sobre a Península Ibérica. A semana começará com a passagem de um sistema frontal, trazendo períodos de chuva fraca ao longo de todo o período, especialmente ao norte do sistema montanhoso Montejunto–Estrela.
Apesar da previsão de chuva, espera-se que a quantidade acumulada fique abaixo dos valores usuais para esta altura do ano. Os aguaceiros serão mais concentrados nas regiões Norte e Centro, podendo mesmo transformar-se em neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela a partir de quarta-feira.
No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma descida no início da semana, mantendo-se abaixo dos valores climatológicos esperados para maio. As máximas variarão entre os 14°C e os 25°C no interior Norte e Centro, entre os 19°C e os 28°C no sul do país, e entre os 17°C e os 26°C nas zonas costeiras.
Com esta mudança súbita no tempo, é importante que a população esteja preparada para condições adversas e tome as devidas precauções para garantir o seu bem-estar. Estaremos atentos a quaisquer atualizações por parte do IPMA e manteremos os nossos leitores informados sobre o desenvolvimento da situação climatérica em Portugal.