
José Manuel Santos tomou posse esta segunda-feira, 7 de abril, como presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), para o triénio 2025-2028.
A cerimónia decorreu na herdade da Malhadinha Nova, no concelho de Beja e contou com a presença dos membros dos novos órgãos sociais da ARPTA, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, de autarcas, representantes de entidades regionais e locais, bem como de vários empresários ligados ao setor do turismo.
A única lista apresentada à assembleia-geral, realizada no início da semana, foi eleita por unanimidade, e marca o início de um novo ciclo de governação. José Manuel Santos acumula este cargo com a presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), assumindo o desafio de liderar uma nova fase da promoção turística externa da região.
Crescimento da oferta turística exige resposta mais ambiciosa
Em declarações ao Jornal ODigital.pt, José Manuel Santos começou por contextualizar o momento atual do turismo no Alentejo, marcado pela entrada em operação de novos projetos e pelo aumento significativo da oferta hoteleira. «Está prevista a abertura de mais dez hotéis só este ano em localidades tão distintas como Viana do Alentejo, Ourique, Monforte, Melides ou Santiago do Cacém», disse.
Com o crescimento da oferta, o responsável alertou para a possibilidade de a procura não acompanhar o mesmo ritmo. «Se na última década a procura cresceu mais do que a oferta de alojamento, o quadro potencial que temos pela frente poderá ser precisamente o inverso», avisou.
Nesse sentido, defendeu uma estratégia mais robusta para a promoção turística da região. «Esta nova conjuntura requer uma resposta muito mais forte da estrutura regional de marketing turístico, exigindo claramente um investimento superior em promoção», afirmou, frisando que «as entidades gestoras dos fundos europeus e o Turismo de Portugal não poderão ignorar esta realidade».
Meta: 40% de dormidas internacionais até 2030
Um dos objetivos estratégicos do novo mandato é aumentar o peso das dormidas de turistas internacionais na região, que atualmente se situa entre os 33 e os 34 por cento. «A meta estabelecida na Estratégia Regional de Turismo é atingir os 40 por cento antes de 2030. É com essa ambição que teremos de trabalhar», declarou José Manuel Santos.
Embora reconheça o crescimento da notoriedade do Alentejo entre os turistas nacionais, o dirigente defende que há ainda um longo caminho a percorrer nos mercados internacionais. «O Alentejo continua relativamente desconhecido entre muitos viajantes internacionais e é importante assumirmos, sem complexos, este ponto de partida», sublinhou.
Nova equipa e gestão integrada
A nova direção da ARPTA inclui uma equipa renovada que pretende dinamizar a promoção externa em articulação com a ERT. «Mobilizámos uma equipa de direção mais jovem, mais ousada, mais diversa, que trará uma maior dinâmica ao nosso trabalho», disse. Destacou ainda o papel da vice-presidente Luísa Rebelo, que terá «um papel muito importante na estratégia e na operacionalização de todo o trabalho de promoção».
Para José Manuel Santos, «uma gestão integrada do Turismo do Alentejo, que concentre as funções de engenharia do produto, acolhimento, animação, promoção interna e marketing externo, será fundamental para trazer maior eficácia ao desenvolvimento turístico da região».
Novas campanhas, eventos e aposta no digital
Entre as linhas de ação prioritárias está o lançamento de uma nova campanha internacional que mostre um Alentejo «mais moderno, mais aspiracional». Está também prevista a criação de um novo portal de turismo e de um marketplace de experiências turísticas, bem como a modernização dos sistemas de comunicação e imagem.
Outro eixo será a captação de eventos de projeção internacional, nomeadamente com a chancela de campeonatos do mundo ou da Europa. «Queremos estimular a dinâmica do território com novos eventos turísticos que sejam catalisadores da imagem do país», explicou.
A ARPTA participará ainda na execução da estratégia de promoção internacional de Évora, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2027. «Será uma oportunidade única para afirmarmos o destino a nível europeu», acrescentou.
Mercados estratégicos: Espanha e Brasil
Na área dos mercados prioritários, José Manuel Santos revelou que estão previstas ações concretas em Espanha e no Brasil. «Queremos reunir ainda este mês com o Turismo de Portugal e a equipa em Espanha para avaliar os desafios atuais e futuros. E vamos também criar um plano de recuperação do turismo do Alentejo no Brasil», indicou.
Além disso, está em preparação uma estratégia para os mercados emergentes, com apoio de fundos europeus, e o reforço da estrutura da ARPTA com a contratação de dois novos gestores de produto sénior.
Apelo à união do setor
José Manuel Santos terminou com um apelo ao setor empresarial para que participe ativamente neste novo ciclo: «Todo este trabalho só será possível com um forte esforço de parceria e de convergência estratégica e operacional. A ARPTA deve ser cada vez mais uma catalisadora e agregadora de vontades, energias e dinâmicas das várias atividades turísticas do destino».