A Harley-Davidson Japão foi alvo de uma pesada multa de 200 milhões de ienes (cerca de 1,78 milhões de euros) por parte da Comissão de Comércio Justo do Japão (JFTC), na sequência de uma investigação que se prolongou por quase um ano. A decisão surge após alegações de práticas comerciais anticompetitivas que afectaram seriamente a rede de concessionários da marca no país.

A investigação começou em julho de 2024, quando as autoridades japonesas realizaram buscas nos escritórios da subsidiária da famosa marca americana. Em causa estavam quotas de venda excessivas impostas aos concessionários, em vigor desde aproximadamente 2020.

Segundo os relatos, os concessionários eram pressionados a cumprir metas de vendas cada vez mais elevadas, sob pena de perderem os contratos com a marca ou de não verem os mesmos renovados. Para não falharem os objetivos, muitos acabavam por comprar eles próprios as motos — mesmo que fossem modelos desadequados ao seu mercado local ou difíceis de vender.

Estas motos, uma vez registadas, eram legalmente classificadas como “usadas não circuladas”, o que lhes retirava valor de mercado. Assim, quando finalmente eram vendidas a clientes, muitas vezes resultavam em prejuízos para os concessionários.

Para além da multa, a Harley-Davidson Japão recebeu também uma ordem de cessação imediata por parte da autoridade japonesa, sendo obrigada a pôr fim a estas práticas, consideradas uma violação da Lei Antimonopólio do país.

Curiosamente, um caso semelhante envolveu a BMW Japão em 2021, com alegações e sanções quase idênticas. E mais intrigante ainda: alguns dos executivos envolvidos nesse caso da BMW viriam mais tarde a ocupar cargos de liderança na Harley-Davidson Japão, precisamente na altura em que as quotas abusivas foram impostas aos concessionários da marca americana.

Após o início da investigação à Harley, em 2024, dois desses altos quadros demitiram-se, numa tentativa aparente de distanciamento da polémica.

Embora não se saiba se estes mesmos responsáveis poderão tentar aplicar estratégias semelhantes noutras empresas, fica o alerta: as autoridades e os consumidores estão cada vez mais atentos. Esperemos que a lição tenha sido aprendida.

Source: Rideapart