
Arranca esta sexta-feira a edição de 2025 do ASI MotoShow em Parma (Itália), estendendo-se até domingo – com milhares de participantes de toda a Europa e não só.
Este é um dos eventos anuais mais importantes dedicados a motociclos históricos, realizado no Autodromo di Varano de’ Melegari. A organização é do Automotoclub Storico Italiano.
A iniciativa assume-se como ‘um verdadeiro museu de motociclos em movimento’, sendo como que uma recriação histórica do mundo do motociclismo. Os motociclos presentes estão, habitualmente, nas garagens de colecionadores ou em museus de todo o mundo. E são de vários tipos, incluindo motos de MotoGP.
Para além das máquinas, o ASI MotoShow conta também com a presença de vários pilotos e ex-pilotos conceituados como Danilo Petrucci, Giacomo Agostini, Marco Melandri, entre outros – que vão desfilar na pista no sábado e no domingo.
A entrada para o público é livre, e os adeptos poderão assistir a desfiles temáticos de motos dos anos 1950 e de scooters, de 125cc dos anos 1980 e 1990, da Ducati e de World Classic Racing Bikes, assim como das equipas de competição Laverda. Há, ainda, o sobrevoo de aviões históricos.