
Apesar de ser um conceito de viagem associado a uma faixa etária mais velha, o que é certo é que há diversões para todos os gostos e o descanso, esse é para todas as idades. O MSC Musica, que foi 'lançado' no início dos anos 2000, é um navio que - apesar da traça antiga - não fica atrás no conforto.
Uma das grandes diferenças dos cruzeiros é conseguir conhecer locais sem ter de passar pela espera de aviões e carregar malas de um lado para o outro. Adormecer numa cidade e acordar num novo destino é uma das oportunidades que estas experiências proporcionam.
A convite da MSC Cruzeiros, o Notícias ao Minuto esteve a bordo do MSC Musica, que tem neste momento disponível a possibilidade de embarcar a partir de Lisboa e terminar na capital portuguesa, entre maio e outubro, explorando destinos como Alicante, Mahon, Olbia, Génova, Marselha, Málaga e Cádis. Um itinerário de 11 dias (dez noites) a partir de 1.199 euros - (1.079 euros mais 120 euros de taxa de serviço de hotelaria), sendo que este valor pode sofrer alterações.
Segundo a empresa, a "MSC Cruzeiros terá 18 cruzeiros de dez noites com embarque e desembarque em Lisboa, entre 1 de maio e 18 de outubro de 2025, um itinerário de 12 noites, com início no dia 28 de outubro de 2025, com embarque e desembarque em Lisboa, assim como um itinerário de 7 noites, com início no dia 9 de novembro de 2025 e que desembarcará em Santa Cruz de Tenerife".
O MSC Musica - um navio com 92.409 toneladas, um comprimento de 293.90 metros, cerca de 32 metros de largura e mais de 59 metros de altura - tem disponíveis 1.275 camarotes, incluindo 17 para pessoas com necessidades especiais, e uma capacidade de cerca de três mil passageiros.
MSC Musica© MSC Cruzeiros
Enquanto estivemos a bordo do navio, houve a oportunidade de explorar várias atividades oferecidas pelo mesmo. Todos os dias há diferentes espetáculos no Teatro La Scala - ao estilo Broadway, marcados, sobretudo, pela dança e pelo canto, que acaba por ser a 'língua universal'. Mas também houve teatro de ventrículo.
Teatro La Scala© Notícias ao Minuto
No que ao entretenimento diz respeito, há ainda outros espaços interiores, como uma galeria de artes, uma sala para jogar às cartas, uma sala de jogos - esta especialmente para os mais novos -, o casino Sanremo ou até mesmo a discoteca.
© Notícias ao Minuto
No exterior, pode-se ainda usufruir de espaços como um campo de basquetebol, minigolf, matraquilhos, ping-pong, além de se poder relaxar no jacuzzi e mergulhar nas piscinas - La Spiaggia e Copacabana. No entanto, de notar que em dias de navegação estes espaços são os mais concorridos.
As crianças e jovens podem contar com "espaços internos e externos coloridos para atividades, uma piscina exclusiva Kids e Teens Clubs separados".
Destaca-se também um espaço de relaxamento, o MSC Aurea Spa, e ainda a oportunidade de treinar com vista para o mar num equipado ginásio.
MSC Musica© Notícias ao Minuto
Ao todo, o MSC Musica tem também disponíveis dez bares (interiores e exteriores), onde em muitos deles pode dançar ao som de uma banda ao vivo (havendo ainda espaço e momento para Karaoke) ou apenas desfrutar de um clássico cocktail (ou bebida a gosto). No que à restauração diz respeito, tem um buffet e quatro restaurantes, entre eles o Kaito Sushi Bar com iguarias japonesas.
© MSC
Falando especificamente do cruzeiro de cinco noites - realizado entre 26 de abril e 1 de maio - que o Notícias ao Minuto fez com a MSC Cruzeiros, estavam a bordo 926 tripulantes, entre eles dois portugueses, um a trabalhar na zona de informações sobre excursões e um outro na receção, com quem nos cruzámos logo no primeiro dia. Este último, preferindo manter-se no anonimato, partilhou que é natural de Beja. Trabalha na empresa desde 2019, tendo feito um hiato na pandemia, mas regressou depois de novo ao trabalho a bordo onde se mantém até aos dias de hoje.
Toda a tripulação foi sempre muito prestável e, entre o inglês, espanhol, italiano e português, há sempre forma de estabelecer comunicação com os passageiros.
Durante a experiência houve uma visita guiada ao navio onde o guia partilhou que já houve até casamentos a bordo. De facto, a empresa tem preparados pacotes para noivos.
Esta semana proporcionou ainda a visita de algumas cidades europeias, tais como Aix-en-Provence e Marselha, em França, e Málaga e Cádis, em Espanha. Veja na galeria algumas imagens que resultaram da visita aos referidos locais.
Não esquecer que sempre que chegámos a um novo porto há o controlo das autoridades, por isso a saída do navio não é imediata - e necessita sempre da sua identificação. O regresso é também sempre feito com uma passagem pelo controlo de segurança, e de lembrar também que o check-in e o embarque terminam duas horas antes da partida do navio.
De notar ainda que, de acordo com os dados partilhados pela empresa com o Notícias ao Minuto, comparando com 2023, a MSC Cruzeiros registou "um crescimento de 5,4% em 2024" de portugueses a embarcarem numa experiência em alto mar. Seguiram a bordo "52.699 passageiros" nacionais, no ano passado, "em cruzeiros regulares".