Três pessoas que deveriam receber a droga em França foram detidas perto de Marselha, acrescentou a procuradora durante uma conferência de imprensa com a responsável do organismo francês de combate às drogas, Stéphanie Cherbonnier, e, por videoconferência, o procurador italiano Giuseppe Creazzo.

O montante da venda da droga a retalho está avaliado em 230 milhões de euros, segundo aquele organismo.

Acondicionada em 90 sacos desportivos escondidos num contentor no meio de uma carga de puré de banana, a cocaína foi apreendida pelos Carabinieri italianos durante a escala do navio em Livorno (oeste do país), na segunda-feira.

A carga foi então substituída e o contentor partiu para Génova (Itália) e depois para Marselha, o seu destino final, disse a procuradora Dominique Laurens.

Hoje de manhã, em Marselha, depois de o contentor ter sido descarregado, três homens encarregaram-se da carga julgando tratar-se de cocaína.

Os homens acabaram por ser detidos em Saint-Mitre-les-Remparts, cerca de 40 quilómetros a oeste de Marselha, enquanto descarregavam as malas.

Trata-se da "maior apreensão de cocaína feita na França continental", disse uma responsável policial, acrescentando que a operação mobilizou mais de 50 investigadores.

A maior apreensão de cocaína feita pelas autoridades francesas, de 4,3 toneladas, ocorreu em 2006 na Martinica, território ultramarino de França, a bordo de um cargueiro com pavilhão do Panamá.

Durante o ano de 2019, 14,5 toneladas de cocaína foram apreendidas em França, o número recorde no país.

CP // SR

Lusa/Fim