Segundo o representante residente do BM, Oliver Lambert, o financiamento vai permitir a aquisição de equipamentos de laboratório e materiais de segurança e higiene.

Oliver Lambert, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, avançou ainda que decorre um trabalho com os ministérios das Finanças e da Saúde no sentido de se disponibilizar mais financiamento, com vista a dar uma resposta mais abrangente à pandemia da covid-19.

O Presidente angolano, João Lourenço, decretou, na noite de quarta-feira, estado de emergência no país, para conter a propagação do novo coronavírus, com registo de três casos positivos em Angola.

O estado de emergência em Angola, com período de 15 dias prorrogáveis, tem início na madrugada de sexta-feira.

Angola desenvolve várias ações de sensibilização e reforço das medidas de vigilância epidemiológica nos 32 pontos de entrada espalhados pelo país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 23.000.

O continente africano registou até hoje 73 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 2.800 casos, em 46 países.

NME/RCR // LFS

Lusa/Fim