Depois ter sido anunciado ao mundo como o novo Papa, Leão XIV celebrou a sua primeira missa na Capela Sistina, na manhã desta sexta-feira, 9 de maio. De acordo com o Vaticano, a cerimónia contou a presença de todos os cardeiais que participaram no Conclave que elegeu o novo líder da Igreja Católica.

Na sua primeira homília, Leão XIV afirmou que espera ajudar a Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo. “Deus chamou-me, por vossa eleição, para suceder ao Príncipe dos Apóstolos e confiou-me este tesouro para que, com a sua ajuda, eu seja o seu fiel administrador em favor de todo o Corpo místico da Igreja. Ele fê-lo para que ela possa ser cada vez mais uma cidade situada sobre uma colina, uma arca de salvação que navega através das águas da história e um farol que ilumina as noites escuras deste mundo”, notou, citado pela SIC Notícias.

Quem é Robert Prevost, o cardeal que se tornou o primeiro Papa norte-americano?


Entretanto, o Vaticano divulgou a data da missa inaugural de Leão XIV, que marcará o início formal do seu pontificado. Será no próximo dia 18 de maio, na Basílica de São Pedro. A sua primeira audiência geral está marcada para 21 de maio, dá ainda conta a SIC Notícias.

Recorde-se que Robert Prevost foi eleito Papa, ao segundo dia de Conclave. Escolheu o nome Leão XIV. Tem 69 anos e nasceu em Chicago, Estados Unidos da América.