
A banda portuguesa NAPA e a música 'Deslocado' terminaram no 21.º lugar da 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Basileia, na Suíça. Feitas as contas, Portugal obteve 50 pontos... Mas quem nos deu pontos? E em quem votámos?
O grande vencedor da noite foi a Áustria, com JJ e 'Wasted Love' a conquistarem um total de 436 pontos. A completar o Top 5 ficou Israel (357), Estónia (356), Suécia (321) e Itália (256).
Do total de 50 pontos que Portugal recebeu, 37 foram 'dados' pelo júri e 13 pelo televoto.
Em relação ao voto do júri, segundo foi anunciado durante a emissão, Portugal recebeu um ponto da Albânia, um ponto da Eslovénia, dois pontos da Suíça, quatro pontos da República Checa, quatro pontos da Ucrânia, seis pontos do Azerbaijão, seis pontos da Lituânia, seis pontos de São Marino e sete pontos dos Países Baixos.
Já em relação ao televoto, foi revelado, durante a madrugada deste domingo, que os telespectadores de França deram-nos cinco pontos e os do Luxemburgo oito.
E em que países votámos?
O júri de Portugal deu a pontuação máxima de 12 pontos à Itália, representada por Lucio Corsi com 'Volevo Essere Un Duro'. Seguiram-se dez pontos para a Suíça (Zoe Me/'Voyage'), oito para a Ucrânia (Ziferblat/'Bird of Pray'), sete para a Letónia (Tautumeitas/'Bur Man Laimi'), seis para a Áustria (JJ/'Wasted Love'), cinco para os Países Baixos (Claude/'C'est la Vie), quatro para a Albânia (Shkodra Elektronike/'Zjerm'), três para a Estónia (Tommy Cash/'Espresso Macchiato'), dois para o Reino Unido (Remember Monday/'What the Hell Just Happened?') e, por fim, um ponto para a Grécia (Klavdia/'Asteromáta').
Já os telespectadores atribuíram 12 pontos a Israel, que se fez representar por Yuval Raphael com 'New Day Will Rise', apesar das polémicas relacionadas com a sua participação devido à atual ofensiva na Faixa de Gaza.
Os dez pontos foram para a Ucrânia (Ziferblat/'Bird of Pray') e os oito para Itália (Lucio Corsi/'Volevo Essere Un Duro'). Seguiram-se sete pontos para a Áustria (JJ/'Wasted Love'), seis para Espanha (Melody/'Esa Diva'), cinco para França (Louane/'maman'), quatro para a Suécia (KAJ/'Bara Bada Bastu'), três para os Países Baixos (Claude/'C'est la Vie), dois para a Albânia (Shkodra Elektronike/'Zjerm') e um para a Estónia (Tommy Cash/'Espresso Macchiato').
E os resultados das semifinais?
Portugal conquistou um lugar na final do passado sábado, após ser um dos dez países a apurar-se na primeira semifinal da Eurovisão, a 13 de maio. Apesar de as casas de apostas darem como garantido que os NAPA e 'Deslocado' não passariam à final, a banda surpreendeu e conquistou o 9.º lugar de um total de 15 países, com 56 pontos.
Veja abaixo os resultados de todos os países
Semifinal 1:
- Ucrânia: Ziferblat – 'Bird of Pray' (137 pontos)
- Albânia: Shkodra Elektronike – 'Zjerm' (122)
- Países Baixos: Claude – 'C'est La Vie' (121)
- Suécia: KAJ – 'Bara Bada Bastu' (118)
- Estónia: Tommy Cash – 'Espresso Macchiato' (113)
- Islândia: VÆB – 'RÓA' (97)
- Polónia: Justyna Steczkowska – 'GAJA' (85)
- Noruega: Kyle Alessandro – 'Lighter' (82)
- Portugal: NAPA – 'Deslocado' (56)
- São Marino: Gabry Ponte – 'Tutta L'Italia' (46)
- Chipre: Theo Evan – 'Shh' (44)
- Croácia: Marko Bosnjak – 'Poison Cake' (28)
- Eslovénia: Klemen – 'How Much Time Do We Have Left' (23)
- Bélgica: Red Sebastian – 'Strobe Lights' (23)
- Azerbaijão: Mamagama – 'Run With U' (7)
Semifinal 2:
- Israel: Yuval Raphael – 'New Day Will Rise' (203 pontos)
- Letónia: Tautumeitas – 'Bur Man Laimi' (130)
- Finlândia: Erika Vikman – 'ICH KOMME' (115)
- Grécia: Klavdia – 'Asteromáta' (112)
- Áustria: JJ – 'Wasted Love' (104)
- Lituânia: Katarsis – 'Tavo Akys' (103)
- Luxemburgo: Laura Thorn – 'La Poupée Monte Le Son' (62)
- Dinamarca: Sissal – 'Hallucination' (61)
- Malta: Miriana Conte – 'SERVING' (53)
- Arménia: PARG – 'SURVIVOR' (52)
- Austrália: Go-Jo – 'Milkshake Man' (41)
- República Checa: ADONXS – 'Kiss Kiss Goodbye' (29)
- Irlanda: EMMY – 'Laika Party' (28)
- Sérvia: Princ – 'Mila' (28)
- Geórgia: Mariam Shengelia – 'Freedom' (28)
- Montenegro: Nina Žižić – 'Dobrodošli' (12)
Leia Também: "Muito contentes". NAPA agradecem "amor e apoio" após final da Eurovisão