Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average estabeleceu um novo recorde este ano em baixa, ao fechar com uma perda de 1,62%. Nunca tinha fechado uma sessão com tamanha perda desde novembro de 2020.

Quanto ao tecnológico Nasdaq perdeu 1,80% e o alargado S&P500 desvalorizou 1,72%.

"Os investidores estão a levar por fim a Fed (a Reserva Federal, banco central dos EUA) à letra: ela vai provocar uma recessão para combater uma recessão", comentou Chris Zaccarelli, da Independent Advisor Alliance. E acrescentou: "É uma má notícia para os investidores (bolsistas) e pior ainda para os trabalhadores e para a economia".

Os investidores continuaram assim a reagir à comunicação da Fed, que subiu a sua taxa de juro de referência em 75 pontos-base, na quarta-feira, mas também assinalou que espera continuar a subi-la durante muito mais tempo, o que surpreendeu os investidores bolsistas.

Hoje, os investidores escolheram "vender agora e perguntar depois", resumiu Quincy Krosby, da LPL Financial. "Opta-se pela liquidez, porque a volatilidade e a incerteza estão a subir", avançou.

Esta investidora e analista admitiu mesmo que os principais índices "parece que querem continuar a baixar, até ao ponto em que todos os ventos contrários estejam integrados".

O tom da sessão também não melhorou com a publicação do índice PMI, que mostrou uma nítida recuperação da atividade económica nos EUA em setembro.

"Cada vez que temos um indicador melhor do que previsto, os operadores antecipam que isso vai autorizar a Fed a ser ainda mais agressiva sobre as taxas", disse Edward Moya, da Oanda.

A disposição dos investidores ficou ainda mais sombria por não ser esperado qualquer indicador relevante antes da próxima sexta-feira.

Hoje, centenas de ações fecharam no seu nível mais baixo do ano.

RN // CC.

Lusa/fim