
O Presidente dos EUA recomendou esta sexta-feira a aplicação de tarifas de 50% a bens importados a partir da União Europeia, começando já a 1 de junho.
O comentário de Donald Trump foi feito através de uma publicação na sua rede social 'Truth Social'. "A União Europeia, que foi formada com o propósito principal de retirar vantagem dos Estados Unidos no COMÉRCIO, tem sido muito difícil de lidar", escreveu Trump. "As nossas discussões com eles não estão a levar a lado nenhum!"
A Comissão Europeia não reagiu, para já, à publicação, e não o fará até às 17h, hora em que está previsto um contacto telefónico com o secretário do comércio dos EUA.
Trump anunciou também uma tarifa de 25% a iPhones que forem comprados no país mas produzidos no estrangeiro.
“Há muito que informei Tim Cook, da Apple, que espero que os seus iPhone que serão vendidos nos Estados Unidos da América sejam fabricados e construídos nos EUA, não na Índia ou em qualquer outro lugar. Se não for esse o caso, a Apple terá de pagar uma tarifa de, pelo menos, 25% aos EUA”, sublinhou Donald Trump.
A ameaça do Presidente norte-americano já resultou numa queda de 2.5% das ações da Apple nas negociações pré-mercado. Segundo a Reuters, não é claro se é possível aplicar uma tarifa sobre uma empresa individualmente.