
A Semapa anunciou esta segunda-feira a aquisição, por €148 milhões, da Imedexa, uma empresa espanhola fundada em 1979, que se dedica ao desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transporte e distribuição de eletricidade.
A Imedexa, com sede em Cáceres, era detida pela GPF Partners, sendo que, além dos €148 milhões agora acordados, a Semapa poderá ainda vir a desembolsar montantes adicionais, dependendo de algumas condições, não detalhadas no comunicado divulgado esta segunda-feira.
A faturação da empresa espanhola ultrapassou os 100 milhões de euros no ano passado, duplicando o volume de negócios registado há quatro anos, vindo 75% das receitas de exportações.
Esta é a primeira aquisição internacional feita diretamente pela Semapa, embora a empresa portuguesa já tenha presença internacional através das suas subsidiárias, como é o caso da Navigator.
O presidente executivo da Semapa, Ricardo Pires, considera que esta aquisição “representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa”, permitindo à empresa portuguesa apostar nos negócios ligados à eletrificação e à transição energética.
Em 2023 a Navigator já havia adquirido em Espanha a Gomà-Camps Consumer e no corrente ano a ETSA anunciou a compra do Grupo Barna, dedicado à valorização de subprodutos de peixe para a alimentação animal.
Ao longo dos últimos três anos o grupo Semapa concretizou aquisições em Espanha de valor superior a 250 milhões de euros.