O corte de 20 pontos base (pb) na 'prime rate' acontece depois de uma descida de 100 pb em junho, numa altura em que os empresários pedem cada vez mais apoios e alívio no custo do dinheiro devido ao impacto da covid-19.

Desde abril, a taxa já recuou 170 pontos base (de 18,4% para 16,7%).

Moçambique regista um total de 903 casos positivos, seis óbitos e 248 pessoas recuperadas, segundo as últimas atualizações do Ministério da Saúde.

A criação da 'prime rate' foi acordada entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, "acrescida de uma margem ('spread'), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato, explicam os promotores.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LFO // LFS

Lusa/fim