Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), Nyusi falou das potencialidades económicas de Moçambique, durante um encontro com empresários franceses, no âmbito da visita que realiza a França, desde sábado.

"As relações entre Moçambique e França são excelentes a todos os níveis, tanto do ponto de vista político-diplomático, quanto ao nível da cooperação para o desenvolvimento. Estas relações foram construídas, ao longo dos anos, durante os quais o nosso país beneficiou-se do apoio multiforme da França que, nos últimos 10 anos, totaliza mais de 100 milhões de euros", disse Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano considerou encorajadora a tendência das trocas comerciais entre os dois países nos últimos anos, observando que as exportações de Moçambique para França aumentaram de cerca de 20 milhões de euros, em 2010, para pouco mais de 62 milhões de dólares americanos, em 2013.

Filipe Nyusi declarou-se optimista em relação ao futuro da cooperação empresarial com França, tendo em conta as potencialidades existentes em Moçambique e a vontade do empresariado francês de investir no país africano.

O chefe de Estado moçambicano apontou o desenvolvimento do capital humano, a agricultura, agro-indústria e infra-estruturas, como áreas de interesse para o investimento frances.

PMA // EL

Lusa/Fim