Em comunicado, a PN cabo-verdiana informou que as detenções aconteceram no interior de bares, no bairro de São Bento, e que todos os detidos são de nacionalidade cabo-verdiana, sendo cinco de sexo masculino e seis de sexo feminino, entre proprietários de bares e clientes. 

A polícia cabo-verdiana referiu que antes de dar início ao trabalho de fiscalização, desencadeada em parceria com a Proteção Civil, câmaras municipais, Polícia Judiciária (PJ), delegacia de Saúde e Forças Armadas (FA), notificou por escrito todos os estabelecimentos comerciais dos seis municípios que compõem a região Santiago Norte. 

"Esperemos que as pessoas venham a cumprir a lei, e se não, vamos agir dentro do quadro que a lei nos permite para o bem de todos", avisou a mesma fonte. 

Para pôr em prática as medidas de contingência tomadas pelo Governo para evitar a propagação da Covid-19, a polícia informou que tem realizado várias ações de fiscalização, entre os quais o enceramento de restaurantes, bares e esplanadas que vinham funcionando fora das horas normais estabelecidas para o efeito. 

O objetivo, prosseguiu, é evitar o ajuntamento de pessoas, barulho e aumento de consumo de bebidas alcoólicas. 

O detidos vão ser apresentados ao tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação. 

As medidas restritivas anunciadas na semana passada pelo Governo incluem a realização de eventos públicos que reúnam número significativo de participantes, em espaços abertos ou fechados, independentemente da sua natureza. 

Os estabelecimentos de restauração, nomeadamente bares, restaurantes e esplanadas são proibidos de ter consumo em espaços abertos, devendo a lotação dos mesmos ser reduzida em 1/3 da sua capacidade. 

Já o horário de funcionamento é até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa), determinou o Governo, em despacho que prevê ainda o encerramento de todos os estabelecimentos de diversão noturna, nomeadamente discotecas e equiparados. 

Cabo Verde registou até ao momento três casos confirmados de covid-19, todos na ilha da Boa Vista, que está em quarentena, e em turistas estrangeiros. 

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram. 

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

 

RIPE // PJA

Lusa/Fim