"Sabia que a Eurofin era uma sociedade suíça gestora de fundos", foi a resposta repetida várias vezes por Moreira Rato na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES perante as perguntas que lhe iam sendo colocadas pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua sobre as informações que tinha sobre as relações entre o Grupo Espírito Santo (GES) e a suíça Eurofin.

Sobre a Eurofin, Moreira Rato disse apenas que sabia que era uma sociedade gestora de fundos suíça e que a Espírito Santo Ativos Financeiros (ESAF), como membro do Grupo BES, tinha recomendado dois responsáveis para administradores não executivos da Nau Capital.

Moreira Rato trabalhou entre 2008 e 2010 na gestora Nau Capital, do universo Espírito Santo, cujo único fundo passou em 2011 a ser propriedade da Eurofin.

"Fui convidado pela ESAF. Na altura o Dr. Pedro Costa fazia parte da equipa que estava a montar a equipa da gestora de Londres. O fundo foi criado no mês anterior a eu ir para Londres e a gestora tinha que ser criada antes do fundo", revelou.

Moreira Rato confirmou que havia dois administradores não executivos indicados pelo Banco Espírito Santo (BES) que estavam no fundo, e que eram igualmente responsáveis da Eurofin.

O ex-administrador do BES/Novo Banco admitiu que saiu da Nau Capital porque o fundo não estava a desenvolver-se conforme era expectável, já que não se conseguia atrair o interesse dos investidores institucionais para o veículo.

"Eu estava como responsável do risco e do marketing de uma gestora em Londres no lançamento de um fundo para o qual me interessava atrair investidores institucionais", sublinhou, acrescentando que não tinha tido sucesso nessa tarefa.

"Se o fundo não era vendido a institucionais, como é que foi vendido à Eurofin", questionou a deputada bloquista, sem conseguir arrancar a resposta a Moreira Rato, que também não quis avançar com um número relativo ao valor da sociedade gestora em 2010, por altura em que deixou de desempenhar lá funções.

"Não vou especular sobre o valor da sociedade gestora em 2010. O fundo, quando eu saí, estava com um nível muito parecido aquele que tinha quando eu entrei. Talvez um pouco mais baixo. Como disse, o desempenho não foi positivo", frisou.

DN/PPF // ATR

Lusa/fim