O CEO da Astronomer, Andy Byron, abandonou o unicórnio de tecnologia depois de ter sido visto abraçado, não à sua mulher (Megan Kerrigan), mas à sua chefe de recursos humanos (Kristin Cabot) num concerto dos Coldplay esta semana, com o momento embaraçoso a tornar-se viral nas redes sociais.

Além do escândalo conjugal, este affair amoroso, tem também implicações laborais, na medida em que lança suspeitas de preferências na gestão de recursos humanos (admissões, promoções, despedimentos), dada a proximidade ou mesmo intimidade entre o chefe executivo da empresa e a diretora de RH. De resto, na onda de comentários que surgiram após a revelação deste caso, alguns antigos funcionários da Astronomer vieram recordar episódios menos transparentes que se passaram com Byron.

A tecnológica tinha declarado, na sexta-feira, que estava a investigar o assunto envolvendo Byron e indicou na altura que o seu ainda, na altura, CEO tinha entrado em licença. Agora, surge a comunicação de que Byron apresentou a sua demissão, com a Astronomer a afirmar que o conselho de administração da empresa aceitou o pedido.

A Astronomer justificou, afirmando que “espera-se que os seus líderes estabeleçam o padrão de conduta e responsabilidade e, recentemente, esse padrão não foi cumprido”.

No imediato, o diretor de produtos Pete DeJoy assumirá o cargo de CEO interino enquanto a empresa procura alguém para preencher o cargo.

A página do LinkedIn de Byron deixou, entretanto, de ser pública e o seu nome foi já retirado da página do Astronomer como CEO.

Quem era a mulher que Byron estava a abraçar?

Kristin Cabot, diretora de pessoal da Astronomer, lidera os recursos humanos da empresa. Continua em licença desde sábado.

O momento viral ocorreu num concerto dos Coldplay no Gillette Stadium, em Boston, Massachusetts, esta semana. Com as câmaras à procura de momentos “kiss cam” entre a assistência, Byron foi apanhado a abraçar Cabot por trás num jumbotron e rapidamente se separou dela assim que se viu no ecrã, fugindo da vista enquanto Cabot virava as costas para a câmara.

CEO de Astronomer em concerto dos Coldplay

Chris Martin, o vocalista dos Coldplay, disse: “Uau, olhem para estes dois”, antes de sugerir que estavam a ter um caso ou eram apenas tímidos. O momento provocou uma onda de memes e posts satíricos online. No meio das piadas, uma declaração de alguém que se fez passar por Byron circulou pela Internet, usando uma citação da canção “Fix You” dos Coldplay como frase final. O astrónomo confirmou mais tarde que a declaração era falsa.

A Astronomer é uma empresa americana de tecnologia de operações de dados, especializada em inteligência artificial, sendo considerada um unicórnio, ou seja, com uma avaliação de mil milhões de dólares.

com Antonio Pequeño IV/Forbes Internacional