
O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de €200 milhões ao BNP Paribas Leasing Services para reforçar o acesso ao financiamento competitivo de pequenas e médias empresas (PME), empresas de média capitalização (Mid-Caps), associações habitacionais e particulares na Polónia.
A iniciativa deverá desencadear mais de 500 milhões de euros em novos investimentos, sendo que no mínimo 30% do financiamento será canalizado para projetos de mitigação das alterações climáticas, incluindo bombas de calor, energia solar e eficiência energética em edifícios.
Este é o segundo acordo entre o BEI e o BNP Paribas Leasing Services, após uma operação semelhante em 2021, também no valor de 200 milhões de euros.
“Este segundo acordo baseia-se no sólido desempenho anterior do BNP Paribas Leasing Services na disponibilização de fundos do BEI às empresas polacas”, disse a vice-presidente do BEI, Teresa Czerwińska. “Ao gerar novos financiamentos vantajosos para PME e empresas de média dimensão, apoiamos a sua viabilidade financeira e crescimento, bem como a competitividade mais ampla da economia polaca.”
“Este marco significativo sublinha o nosso compromisso em reforçar a capacidade de responder às necessidades em constante evolução dos nossos clientes. Esta transação marca uma continuação bem-sucedida da nossa cooperação com o Banco Europeu de Investimento”, afirmou, por sua vez, Jarosław Magielski, CEO do BNP Paribas Leasing Services na Polónia. “A nossa missão é capacitar os nossos clientes a investir em projetos e tecnologias inovadoras que reduzam o impacto ambiental e promovam a sustentabilidade.”