Na sexta-feira, um tribunal de Paris considerou oito dos 10 arguidos culpados de terem ajudado a levar a cabo o assalto de 2016 à bilionária e estrela de reality shows Kim Kardashian. A celebridade disse ao tribunal que pensava que “ia morrer” quando os assaltantes roubaram cerca de 9 milhões de dólares em jóias.

Aomar Aït Khedache, de 69 anos, considerado o cabecilha do assalto, foi considerado culpado e recebeu a pena mais longa de oito anos de prisão, cinco dos quais suspensos, e três outros receberam penas de sete anos de prisão com cinco anos de suspensão.

Todos os que foram condenados a penas de prisão não cumprirão qualquer pena adicional devido ao tempo que já passaram em prisão preventiva, informou a Associated Press.

A maioria dos acusados do assalto tinha entre 60 e 70 anos, o que levou os meios de comunicação social franceses a apelidá-los de “avós ladrões”, e o juiz David De Pas reconheceu a sua idade ao proferir o que chamou de sentenças “brandas”.

Os arguidos foram acusados de roubo à mão armada, rapto e outros crimes de gangues e armas.

Kardashian, que testemunhou na semana passada, mas não esteve presente no tribunal para o veredito, disse numa declaração na sexta-feira que está “profundamente grata às autoridades francesas por terem feito justiça neste caso”, chamando ao assalto a “experiência mais aterradora” que já passou, afirmando ao mesmo tempo que acredita no “crescimento e responsabilização” e espera que “a cura seja para todos”.

O que é que Kim Kardashian disse durante o seu testemunho?

Kardashian depôs em Paris na semana passada, testemunhando que pensou que ia ser violada e morta durante o assalto, que teve lugar a 2 de outubro de 2016, durante a Semana da Moda de Paris, no Hôtel de Pourtalès. A celebridade disse que não foi agredida ou atingida, mas foi “agarrada e arrastada para a outra sala” sob a mira de uma arma e amarrada com laços de zíper enquanto os ladrões roubavam as suas jóias.

Kardashian referiu que implorou aos assaltantes: “Tenho bebés e preciso de ir para casa ter com os meus bebés”, que lhe disseram que ela ficaria bem se ficasse calada.

Kim Kardashian e Kris Jenner saem do julgamento no Palais de Justice, em Paris, a 13 de maio. A socialite Kim Kardashian não descurou a sua proteção individual, com seguranças particulares, nem a sua pose como modelo, aparecendo a usar óculos de sol da Alaia, um vestido preto concebido como um casaco blazer de duplo peito com ombros salientes e decote em “V” de John Galliano, um colar de Samer Halimeh, algemas de diamantes Repossi e brincos Brioni Raymond. Foto de Edward Berthelot/GC Images

Na sequência do assalto, Kardashian declarou que mudou muitos dos seus hábitos, incluindo a presença de seguranças enquanto dorme. Durante o seu testemunho, o juiz leu uma carta escrita por Khedache a pedir perdão a Kardashian. “Agradeço a carta, perdoo-te pelo que aconteceu, mas isso não muda a emoção, os sentimentos e o trauma”, respondeu Kardashian. Antes do testemunho de Kardashian, a sua amiga e antiga estilista, Simone Harouche, que estava no andar abaixo do seu durante o assalto, testemunhou que foi acordada por Kardashian “a gritar com terror na voz”.

Principais antecedentes

O assalto atraiu a atenção internacional em 2016, incluindo algum ceticismo, que Kardashian criticou. Kardashian apresentou, e rapidamente desistiu, de uma ação judicial contra o tabloide MediaTakeOut por ter publicado artigos que sugeriam que o assalto tinha sido forjado. O tabloide voltou atrás e o fundador Fred Mwangaguhunga admitiu: “É agora claro que ela foi assaltada. É claro que as reportagens que fizemos a magoaram”. Entre as peças de joalharia roubadas a Kardashian estava um anel de 4 milhões de dólares que o seu então marido Kanye West lhe tinha dado como “segundo anel de noivado”. West deu a Kardashian o anel apenas algumas semanas antes do roubo, durante o qual ela frequentemente o exibia nas redes sociais.

Avaliação da Forbes

Kardashian tem um património de 1,7 mil milhões de dólares, de acordo com as estimativas da Forbes, a maior parte dos quais provém da sua participação na marca de shapewear Skims. Ela lançou uma coleção de cuidados com a pele, SKKN By Kim, em 2022, depois de fechar a sua empresa de cosméticos anterior, KKW Beauty. Kardashian ganhou fama como estrela de reality show em “Keeping Up With the Kardashians” e os seus vários spin-offs.

Conor Murray/Forbes Internacional