
O Wolverhampton vai visitar o Manchester City, na sexta-feira, no reencontro de Vítor Pereira com Pep Guardiola, quase 14 anos depois do único embate entre os treinadores, recordou à agência Lusa o treinador português.
"Foi fantástica a oportunidade de jogar contra o Barcelona, do Guardiola, na Supertaça Europeia, há quase 14 anos. Perdemos, mas lembro-me bem da nossa exibição e de como criámos muitas dificuldades à equipa de Messi, Xavi, Iniesta e Busquets e que era considerada por todos como a melhor do mundo da altura", recordou Vítor Pereira em declarações à Lusa.
O primeiro e até agora único duelo entre ambos remonta a 26 de agosto de 2011, na Supertaça Europeia, no Monaco, onde o Barcelona bateu o FC Porto, por 2-0, com golos de Lionel Messi e Cesc Fàbregas, aos 39 e 88 minutos, respetivamente, na estreia internacional de Vítor Pereira como treinador principal.
"Será um prazer defrontar novamente Pep Guardiola, treinador que marcou o futebol mundial, mas o meu foco está na minha equipa, no espírito que criámos no clube, na cidade e com os adeptos", vincou o técnico português.
O reencontro está marcado para sexta-feira, no Etihad Stadium, em jogo da 35.ª jornada da Liga inglesa, que coloca frente a frente os wolves, 13.ºs colocados, com 41 pontos, e os anfitriões, quartos, com 61, na ronda seguinte à consagração do Liverpool como sucessor dos tetracampeões citizens.
Vítor Pereira chegou ao Wolverhampton em dezembro de 2024 e, desde então, somou 10 triunfos no campeonato, tantos quantos Manchester City e Arsenal. Apenas Liverpool (13) e Newcastle (12) venceram mais partidas nesse período.
"Vivemos um bom momento pelo que temos vindo a fazer, mas isso não dá direito a relaxamento e os jogadores sabem disso. Quero que a minha equipa em Manchester jogue com a identidade que temos vindo a criar e que seja competitiva. A nossa época ainda não acabou, queremos a melhor classificação possível", assegurou Vítor Pereira.
Na jornada anterior, o Wolverhampton somou a sexta vitória consecutiva, um feito inédito para o clube na Premier League, sendo também a primeira vez que o consegue desde 1970/71, então na Division One.
O encontro frente ao Manchester City será o 604.º jogo oficial da carreira de Vítor Pereira como treinador principal.
O português tornou-se ainda o treinador com o melhor arranque da Premier League entre aqueles que entraram a meio da época, superando nomes como David Moyes, Rúben Amorim ou Graham Potter.
Com títulos nacionais em Portugal, Grécia, China e Arábia Saudita, Vítor Pereira entra diretamente para o pódio dos treinadores mais titulados atualmente na Premier League, apenas atrás de Guardiola (40 troféus) e do australiano Ange Postecoglou (13), que lidera o Tottenham.