Cristiano Bacci não estará no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, para orientar o Moreirense no encontro com o FC Porto (20H15). Ainda a recuperar de uma pneumonia, o treinador italiano não tem alta médica pelo que será novamente Gilberto Andrade, à semelhança do que aconteceu frente ao Nacional, a orientar a equipa.

De resto, foi Gilberto Andrade quem promoveu a antevisão do jogo com o FC Porto, da 32ª jornada, que se realiza esta sexta-feira, pelas 20h15.

O momento que o FC Porto atravessa entrou na equação da preparação deste jogo? "A preparação foi igual a qualquer outro jogo, apesar da semana ter sido mais curta e não termos o nosso treinador principal connosco. O FC Porto é uma equipa muito forte, mas como sempre, preparamos o jogo para tentar ganhar".

O que implica não contar com Cristiano Bacci no banco? "A principal ausência é a falta da presença dele, porque as ideias e a forma de trabalhar são idênticas. A equipa técnica procurou fazer tudo o que estava no plano estratégico. Há aqui uma falha que se nota, a ausência do mister, mas o nosso trabalho não há-de mudar muito".

Que mensagem Cristiano Bacci deixou ao plantel? "Deixou uma mensagem de total confiança no nosso trabalho como equipa técnica e no grupo de trabalho sem a presença dele. Os jogadores estiveram inexcedíveis, a semana foi muito boa, trabalharam muito bem mesmo sem a presença do treinador. Estivemos sempre a 100 por cento e preparamos o jogo com toda a força".

Sente que pode ser o momento propício para quebrar a história e vencer no Dragão? "Sinto que preparamos o jogo para tentar ganhar, pelo menos pontuar. Não me parece que seja um momento melhor ou pior. Qualquer equipa que vá ao Dragão, ou ao estádio de outro grande, tenta sempre ganhar. Temos de trabalhar muito para fazer o que é o nosso trabalho. Se estivermos perfeitos podemos trazer algo de positivo".

Não sente que é uma oportunidade única para explorar a intranquilidade do FC Porto? "Não me vou pronunciar se o FC Porto está mais ou menos forte. O que é um facto é que vem de uma derrota, é uma equipa que não está habituada a perder, se calhar para nós é pior. A derrota com o Estrela vai fazê-los estar muito mais vivos para este jogo. Contudo, vamos estar preparados".

Tem uma ideia do regresso de Bacci ao dia a dia da equipa? "As informações que tenho, falo todos os dias com ele, é que está melhor. Não vai arriscar porque o problema que tem não lhe permite correr o risco de sair de casa. Quando estiver a 100 por cento estará connosco, é possível que esteja no próximo jogo".