Francesco Farioli não continuará no Ajax após a desilusão na fase final do campeonato neerlandês, com o título perdido para o PSV. O treinador italiano decidiu abandonar o clube, contra a vontade da direção.

Líder da 21ª à 32ª jornada, o Ajax chegou a ter nove pontos de vantagem sobre o PSV. No entanto, uma série de resultados negativos acabou por comprometer a boa campanha da equipa, que acabou ultrapassada na penúltima jornada.

Apesar da sensação de fracasso no final, o trabalho de Farioli estava bem visto pela direção do Ajax. O clube lamentou a decisão do treinador.

«Considero extremamente desanimador. Francesco e a sua equipa foram uma grande ajuda para nós. Foi uma época intensa, repleta de momentos memoráveis, e conseguimos alcançar o nosso objetivo: qualificação para a próxima Liga dos Campeões. Francesco também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da cultura de alto desempenho no Ajax, pelo que estamos extremamente satisfeitos», explicou o diretor Alex Kroes.

«Este verão já foi um desafio no mercado de transferências e agora será ainda mais. Portanto, cabe-nos assegurar que uma nova equipa técnica forte assuma a preparação para o início da pré-temporada», acrescentou.

Farioli orientou o Ajax em 54 jogos, tendo vencido 35, empatado sete e perdido 12. O futuro do italiano após deixar os Países Baixos ainda não foi anunciado, mas a Roma parece o destino mais provável segundo informações que circulam pela imprensa italiana nas últimas semanas.