
Jose Maria Lopez irá regressar a um papel de apoio fundamental para Toyota Gazoo Racing nas 24 Horas de Le Mans deste ano, uma vez que o piloto argentino foi oficialmente confirmado como o piloto de reserva do programa Hypercar da marca japonesa.
Lopez, um experiente competidor de resistência e várias vezes Campeão Mundial de Carros de Turismo, assume o papel após a sua impressionante performance no ano passado, quando foi chamado à última da hora para substituir um Mike Conway lesionado. Lopez ajudou a guiar a equipa para um forte segundo lugar numa das edições mais competitivas das 24 Horas da memória recente, demonstrando a sua calma sob pressão e adaptabilidade no cockpit.
Uma escolha lógica e confiável
Este ano, a Toyota optou por não nomear um piloto de testes e reserva a tempo inteiro, confiando em vez disso na experiência comprovada de Lopez e na sua forte relação com a equipa. O argentino tem competido no programa Lexus LMGT3—a marca irmã da Toyota nas categorias GT—e continua estreitamente envolvido nos esforços da fabricante nas corridas de resistência.
Para garantir a sua preparação, Lopez completou recentemente uma sessão de testes em Paul Ricard, aprimorando a sua familiaridade com o GR010 Hybrid e mantendo um ritmo competitivo. A sua preparação assegura que ele pode integrar-se na formação de forma fluida, caso algum dos seis pilotos regulares da Toyota na operação de dois carros Hypercar fique de fora.
“A experiência de Jose em Le Mans e com a equipa torna-o a opção ideal de backup,” disse um porta-voz da equipa Toyota. “Ele provou no ano passado que consegue entregar resultados sob pressão e integrar-se na dinâmica da equipa instantaneamente.”
Planeamento de contingência em vigor
Caso Lopez seja chamado para a função de Hypercar, Yuichi Nakayama, outro piloto sob contrato com a Toyota, deverá ocupar o lugar de Lopez na entrada LMGT3 Lexus gerida pela ASP, garantindo que todos os programas afiliados à Toyota permaneçam totalmente equipados para o clássico de 24 horas.
Lopez, que correu pela primeira vez em Le Mans com a Toyota em 2017, traz um profundo conhecimento do circuito, do carro e da natureza extenuante do evento. O seu envolvimento contínuo reflete o compromisso da Toyota com uma estrutura de suporte robusta por trás dos seus esforços de topo, especialmente enquanto se prepara para lutar pela vitória geral contra a intensa concorrência da Ferrari, Porsche, Peugeot e Cadillac no campo de Hypercar de 2025.
À medida que a contagem decrescente para Le Mans continua, a Toyota encontrará conforto em saber que, caso precisem dele, Jose Maria Lopez estará pronto—e capaz—de entregar resultados quando mais importa. 🏁🇫🇷