A final feminina do quarto e último 'major' da temporada colocou frente a frente as duas melhores tenistas da época e únicas a atingirem a final de dois torneios do 'Grand Slam' em 2022.

Mas, em Flushing Meadows, acabou por levar a melhor Swiatek, a líder do 'ranking' WTA, pelos parciais de 6-2 e 7-6 (7-5), ao fim de uma hora e 51 minutos.

A bicampeã de Roland Garros (2020 e 2022) revelou-se muito segura e assertiva na primeira partida, dominando em todas as áreas do jogo, enquanto a adversária, quinta colocada na hierarquia mundial, não foi capaz de colocar em prática o seu jogo, cometendo muitos erros.

Após ceder sete jogos consecutivos, sofrendo três 'breaks' seguidos, Ons Jabeur conseguiu, ainda assim, reagir e restabelecer a igualdade no marcador (4-4) no segundo 'set', só concedendo o triunfo num 'tiebreak' em que chegou a liderar por 5-4, já depois de ter anulado um 'match point'.

No final, a estatística do encontro disputado num repleto Arthur Ashe Stadium atribuiu 19 'winners' e 30 erros não forçados a Swiatek contra os 14 pontos ganhantes e 33 faltas não provocadas da tunisina, de 28 anos, que nunca conquistou um título em piso rápido.

Após somar 37 triunfos consecutivos esta temporada, Iga Swiatek, de 21 anos, tornou-se na primeira polaca a vencer o Open dos Estados Unidos, alcançando o sétimo troféu do ano e dilatando a vantagem sobre a segunda classificada do 'ranking' WTA, agora ocupado por Ons Jabeur.

SRYS // JP

Lusa/Fim