O dérbi deste sábado entre Benfica e Sporting, a contar para a 33.ª jornada da I Liga, pode decidir o campeão nacional da época 2024/25 e será mais um capítulo de uma rivalidade centenária.

Em 322 encontros oficiais, o Benfica leva vantagem com 138 vitórias, contra 115 do Sporting e 69 empates. Também no número de golos, os ‘encarnados’ lideram com 542 contra 492.

Apesar do histórico favorável ao Benfica, os ‘leões’ têm estado por cima na década atual, com seis vitórias contra três dos rivais e superioridade nos golos marcados (22-19), além de quatro empates.

O último duelo, na final da Taça da Liga em janeiro, terminou 1-1 no tempo regulamentar, com o Benfica a vencer nos penáltis. No campeonato, a diferença é mais acentuada: 83 vitórias para o Benfica, contra 51 do Sporting.

As ‘águias’ também lideram na Taça da Liga, enquanto os ‘leões’ têm mais triunfos na Taça de Portugal, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa.

O dérbi tem início marcado para as 18h00, no Estádio da Luz, e, caso o Benfica vença por dois ou mais golos, sagra-se campeão. Já o Sporting garante o título com qualquer vitória.

Em caso de empate ou triunfo benfiquista pela margem mínima, a decisão será adiada para a última jornada.