O presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, esteve esta sexta-feira em direto na CNN, onde falou de alguns casos importantes na atualidade do futebol português, tais como a centralização dos direitos televisivos e as relações entre os clubes, nomeadamente os grandes.

Desde que foi eleito, como tem sido o percurso até hoje como presidente da Liga Portugal? 

"Tem sido fácil, conheço a casa há 29 anos, cheguei à Liga Portugal em 1995/96. A Liga era, contudo, bem diferente do que é hoje, mas tem sido fácil, porque tenho tido a cooperação quer da equipa que está na Liga, quer da equipa que me acompanhou e quer das sociedades desportivas que tem sido cooperantes. Temos dossiês sensíveis, que estou confiante que iremos conseguir." 

A equipa da Liga Portugal foi reduzida com a saída de Pedro Proença para a FPF. Não sente falta dessas pessoas? 

"Temos tido cooperação de todos os colaboradores, que estão lá há dezenas de anos. Temos conseguido colmatar as necessidades e as missões têm sido insignificantes. Temos tido casos pontuais, mas têm sido ajustados. Não sentimos essa falta." 

Houve um desvio significativo de investimento com a Arena da Liga Portugal. Passou de um investimento inicial de 175 milhões de euros para 26,4 milhões de euros. Que impacto pode ter? 

"O Arena Liga Portugal é um espaço enorme, com grande custo de construção. A junção dessas diferenças fez de facto que esses valores fossem superiores. É natural, o que nos compete é reconhecer que aquele edifício é de entretenimento do futebol, são experiências. De 100 por cento do espaço, 30 por cento são dos escritórios da Liga. Rentabilizar o espaço? Os escritórios estão arrendados, os campos de futebol são alugados à noite, as festas de crianças no fim de semana são frequentes, o auditório é constantemente utilizado. Cabe-nos a nós olhar para a frente e dizer como dotar este espaço de mais valor e rentabilidade." 

Uma das questões dos seus dois anos no mandato será a centralização dos direitos audiovisuais. Houve algum retrocesso no que queria, ainda para mais depois deste final conturbado de temporada?  

"O final da temporada foi bonito e, naturalmente, é o que me compete dizer. Todas as sociedades têm colaborado desde que cheguei, inclusive aquelas que fazem parte do grupo de trabalho. O Benfica cooperou com ideias construtivas, como todos, e é uma decisão que respeitamos. Dizem que não têm condições para participar no grupo da centralização, mas as decisões têm sido construtivas. Temos feito um excelente trabalho, já reunimos com todos os operadores a nível nacional, vamos reunir em breve com a concorrência, para que tenhamos condições antes de junho de 2026, que é o que está previsto." 

Centralização trará um maior equilíbrio ao campeonato português? Há um fosse enorme entre os primeiros e últimos.  

"Têm vantagens e desvantagens. Temos as hipóteses de não repetir os erros que outras Ligas fizeram. Compete-nos fechar o dossiê, que tipo de conteúdos temos, que tipo de lotes e os regulamentos dos mesmos. E, depois, tentar obter o melhor preço do mercado. Já reunimos com todos os operadores e sentimos de todos em ter o produto. As sociedades desportivas têm tido uma atitude construtiva. Mas importa isto: os operadores, quem compra o produto, estão todos interessados. Não senti, compete-nos a nos cumprir essa lei, porque há uma lei. Compete-nos a nós entregar o dossiê e tudo faremos para entregar antes do final do tempo." 

O final da temporada reservou alguns presidentes a trocarem acusações. Haverá algum dia em que será possível apaziguar o futebol português? 

"Tem acontecido isso e, como disse, estou na Liga há 29 anos. Tem havido uma evolução positiva a esse nível. O que me cabe dizer é que tenho a colaboração de todos, a primeira cimeira de Presidentes que fiz foi participada e construtiva. Da nossa parte, não contem com atitudes para inflamar o futebol. Podemos divergir aqui e acolá, mas podemos passar uma mensagem construtiva para o futebol. É uma mínima percentagem que acontece, espero que disputemos muito dentro de campo, apenas. É importante ver as várias classes etárias a puxarem pelo futebol. Na vida nunca ninguém só ganha ou perde." 

Fez um vídeo a apoiar a candidatura de Francisco Carvalho ao Chaves, porque é que o fez? 

"Primeiro, enquanto Reinaldo Teixeira fiz e faria. Enquanto presidente da Liga Portugal, não o deveria ter feito. Apesar de ser uma pessoa por quem tenho muita conceção e muito respeito, a quem o Chaves muito deve e ao futebol engrandece, repito e digo: enquanto Reinaldo disse e repetiria, enquanto presidente da Liga, não o deveria ter feito."