
Nadal, que foi homenageado com uma estátua no famoso complexo em Paris, é o maior campeão de Roland Garros da história, com umas incríveis 14 conquistas do torneio e um recorde de 112 vitórias e apenas 4 derrotas. Agora, quando a edição deste ano terminar, a primeira sem o espanhol, uma das suas raquetas mais icónicas vai a leilão.
A empresa Prestige Memorabilia, especializada em artigos de ténis, colocou à venda em leilão a raqueta que Nadal usou em 24 partidas diferentes - incluindo as sete rondas da atuação mais dominante de Nadal em Roland Garros, em 2017.
Além disso, o tenista espanhol, que se retirou no final do ano passado, após a Taça Davis, usou a mesma raqueta durante grande parte do início da temporada em piso duro, incluindo a final do Masters de Miami com Roger Federer, bem como toda a temporada em terra batida - Monte Carlo, Barcelona, Madrid e Roma - antes de culminar a sua participação em Paris.
A Resolution Photomatching, empresa que identificou e validou os encontros em que o objeto foi usado, também indica possíveis correspondências adicionais com cinco jogos no Australian Open, incluindo a lendária final de 2017, novamente com Federer.
A temporada de 2017 de Nadal é uma das mais significativas da sua carreira. Depois de conquistar títulos de Grand Slam todos os anos de 2005 a 2014, nas temporadas de 2015 e 2016 enfrentou várias lesões e uma quebra de forma. Embora tenha permanecido no top 10, não chegou a nenhuma final de Grand Slam nesses dois anos. Com a chegada do ex-número 1 Carlos Moyá à equipa técnica, em 2016, seguiu-se o grande regresso de Nadal.
Em 2017, chegou a três finais de Grand Slam e venceu Roland Garros e o US Open. O triunfo em Paris foi o seu primeiro Grand Slam em três anos, desde que tinha vencido Roland Garros pela última vez em 2014. Este título teve um significado especial, pois representou o seu décimo triunfo no torneio - La Décima.
A estimativa do valor desta raqueta ronda os 88.500 euros, segundo Matt Kashin, fundador da Prestige Memorabilia. O recorde atual para uma raqueta de Nadal é de 123 mil euros - valor alcançado em fevereiro, quando a Sotheby's vendeu uma raqueta associada a 12 partidas de 2022, incluindo o incrível regresso na final do Australian Open contra Daniil Medvedev. Contudo, o preço base é 8.800 euros.
Ao conquistar o seu segundo troféu em Melbourne, Nadal tornou-se o segundo tenista da história a alcançar o duplo Grand Slam na carreira. Antes dessa venda, o recorde era detido pela Prestige com a raqueta de Nadal da final de Roland Garros de 2007 - a primeira raqueta que Nadal alguma vez usou, e que apareceu num leilão.
No mesmo leilão, a Prestige está a vender o casaco que Nadal usou durante a cerimónia de entrega de prémios em Roland Garros em 2022 - quando conquistou o seu 22.º e último troféu de Grand Slam da carreira.