Primeira classificativa da etapa deste sábado do Rali de Portugal e já com Sébastien Ogier a mostrar as garras a Ott Tänak, que terminou a longa jornada de sexta-feira com 7 segundos de vantagem no comando da prova. O piloto francês da Toyota, oito vezes campeão do Mundo, foi o mais rápido na passagem por Vieira do Minho, reduzindo o atraso em relação ao estónio da Hyundai para os 4,4 segundos.

Há outra alteração a registar no pódio, que em boa verdade era mais do que esperada... Takamoto Katsuta foi ultrapassado por Kalle Rovanperä na 3.ª posição e tem agora Thierry Neuville 'à perna', dispondo ainda de uma vantagem de 4,1 segundos. Recorde-se que Katsuta e Rovanperä são ambos da Toyota, porém o japonês não pontua para o campeonato de construtores, já que apenas três pilotos podem ser nomeados para tal (Evans, Rovanperä e Ogier no caso da equipa nipónica). 

Relativamente aos portugueses, e porque muitos deram por concluída a sua participação após o fecho da prova do CPR, para este sábado partiram apenas Armindo Araújo, Pedro Meireles, Diogo Marujo e Francisco Teixeira. Para além, claro, de Diogo Salvi, que é o 2.º na ordem de partida nesta etapa.

Classificação Vieira do Minho 1:

1.º S. Ogier, Toyota, 10.35,7 minutos
2.º O. Tänak, Hyundai, +2,6s
3.º K. Rovanperä, Toyota, +3,4s
4.º T. Neuville, Hyundai, +6,5s
5.º T. Katsuta, Toyota, +8,0s

Classificação geral:

1.º O. Tänak, 1:52.04,5 horas
2.º S. Ogier, +4,4s
3.º K. Rovanperä, +29,1s
4.º T. Katsuta, +32,5s
5.º T. Neuville, +36,6s