O Club de Rugby Complutense Cisneros e o Clube Desportivo Universitário do Porto (CDUP) estão a colaborar no projeto Duplo Sucesso dos Atletas no Desporto e nos Estudos, através do qual criaram com sucesso um ambiente de apoio que permite aos atletas destacarem-se tanto no campo como na sala de aula, fornecendo-lhes os recursos e o apoio necessários para o sucesso em ambas as áreas.  

Os atletas de elite enfrentam frequentemente o desafio de conciliar o seu tempo entre o desporto e os estudos, o que pode ser particularmente difícil para aqueles que aspiram a destacar-se em ambas as áreas. Graças a este programa de colaboração, que conta também com o apoio da Comissão Europeia, os atletas de ambos os clubes que, para além das suas atividades desportivas, seguem uma carreira académica poderão melhorar o seu desempenho académico, desenvolvendo simultaneamente as suas atividades desportivas ao mais alto nível.  

Os objetivos definidos para este projeto conjunto entre a Complutense Cisneros e o CDUP são elhorar o desempenho académico dos atletas de elite, aumentando também o número de atletas que concluem com sucesso os seus estudos universitários e, ao mesmo tempo, prosseguem as suas carreiras desportivas; desenvolver um guia de apoio à dupla carreira dos estudantes-atletas, que possa ser utilizado por outros clubes desportivos; reforçar a relação entre os clubes de rugby de Espanha e Portugal, reforçando a capacidade de cooperação transnacional; melhorar a qualidade do serviço oferecido à comunidade, reforçando a capacidade de ambas as organizações. 

Vários profissionais de ambas as instituições participaram no desenvolvimento do projeto. Por um lado, estão os treinadores, que conhecem o programa e ajudam os jogadores a conciliar a dupla jornada de treino e estudos, registando dados de treino e minutos jogados ao longo da época para garantir que os objetivos do programa são alcançados.

Por outro lado, existe o importante papel do mentor, que oferece um acompanhamento personalizado aos atletas e estudantes que necessitam do seu apoio. Não é fácil conciliar as duas prioridades para rapazes e raparigas dos 18 aos 23 anos, sobretudo quando muitos deles mudam de cidade para Madrid ou Porto para prosseguir os estudos e continuar a jogar râguebi.

A implementação do projeto, refletindo as etapas realizadas, as lições aprendidas e o guia final disponível para todo o mundo desportivo, constam da candidatura da Comissão Europeia. Esta documentação está disponível para quem a desejar consultar e nós apoiaremos a sua implementação onde for necessário.

Como antevisão dos resultados, importa referir que 85,6% dos jogadores selecionados para a competição nacional obtiveram simultaneamente pelo menos 70% dos créditos inscritos nos seus vários programas, frequentaram mais de 70% dos treinos durante a época e acumularam minutos de jogo suficientes para corresponder às expetativas do seu desempenho.