Portugal perdeu (24-28) esta quinta-feira na Roménia, mas triunfou no Grupo 8 de qualificação para o Europeu'2026, quando ainda falta disputar uma jornada com Israel (domingo).

Os Heróis do Mar, com uma equipa jovem de segundos planos, foram ajudados por Israel, que venceu (33-31) a Polónia, também em Constanta, pelo que as quinas já não poderão ser ultrapassadas no 1.º lugar.

Só a Roménia pode igualar pontualmente Portugal, mas perde no desempate do confronto direto, face à derrota por 7 golos (30-37) em Santo Tirso.

A Seleção Nacional entrou bem no desafio, mas depois de estar a vencer por 3-2 sofreu um parcial de 5-0 que condicionou todo o encontro.

Com Daniel Stanciuc (13 golos) a comandar o ataque, secundado pelo benfiquista Demis Grigoras (5), que sofreu um entorse no final da 1.ª parte, a Roménia dominou o resto do encontro, chegando ao intervalo na frente (13-11).

Sempre em desvantagem, o selecionador Paulo Pereira arriscou o sete contra seis no ataque, mas Portugal não conseguiu colar-se no marcador. 

A derrota por 4 golos, a primeira de Portugal na série, acaba por ser um mal menor.

Destaque no ataque para Gabriel Cavalcanti, André Sousa, Ricardo Brandão e Jenilson Monteiro, todos com 3 golos.