
Oscar Piastri e Lando Norris terminaram no topo da tabela de tempos os primeiros dois treinos livres do Grande Prémio da Emilia-Romanha, em Imola, esta sexta-feira, confirmando a superioridade da McLaren que exibira na sessão inicial da ronda italiana, quando o piloto australiano já foi o mais rápido. Na TL2, Piastri superou o seu colega de equipa Norris por apenas 0,025 segundos.
O britânico assumiu rapidamente o comando dos tempos da sessão, registando 1.16,074 minutos com pneus médios, antes de ser superado por Carlos Sainz (Williams), utilizando o mesmo composto.
As primeiras voltas com o pneu (C6) mais macio da Pirelli suceceram após cerca de 20 minutos, com George Russell (Mercedes) a ser o primeiro a ficar abaixo do tempo da pole de 2024 com 1.15,693 minutos.
Quando Piastri recortou boa parte desse tempo, com 1.15,293 m, superou por 0,025 segundos o seu colega de equipa Norris, que já se tinha instalado no topo da tabela e tentou reassumi-lo, sem êxito.
Pierre Gasly (Alpine) surpreendeu com a terceira a volta mais rápida do dia, à frente de Russell, seguido de Max Verstappen (Red Bull), que ficou a quatro décimas dos McLaren com o quinto registo.
Charles Leclerc foi o primeiro Ferrari, em sexto, e o francês Isack Hadjar (Racing Bulls) sétimo, antes de uma saída de pista para a gravilha, em Tamburello, a oito minutos do final da sessão, provocando bandeira vermelha.
Yuki Tsunoda (Red Bull) ficou em oitavo, apenas um décimo atrás de Verstappen, e a dupla da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon, completou o top-10.
Lewis Hamilton ficou apenas em 11.º lugar no segundo Ferrari. No regresso à F1, com a Alpine, o argentino Franco Colapinto terminou no 13.º lugar.