O pai de Lewis Hamilton, Anthony Hamilton, está a ser rumorando como estando à beira de assegurar um novo papel proeminente dentro da FIA, aumentando as especulações sobre um potencial desafio à presidência de Mohammed Ben Sulayem. Relatos sugerem que Anthony Hamilton está na linha para assumir uma posição formal dentro do programa de jovens pilotos da FIA, um esforço em que alegadamente tem estado envolvido de forma não oficial há mais de um ano.

O Times revelou que um anúncio oficial sobre o caminho de desenvolvimento de jovens pilotos da FIA, potencialmente liderado pelo pai do campeão mundial de Fórmula 1 por sete vezes, é esperado durante a próxima conferência da FIA. Este desenvolvimento ocorre em meio a uma crescente tensão, uma vez que o pai de outra figura da F1, Carlos Sainz Sr, está a preparar uma candidatura para contestar a presidência de Ben Sulayem nas próximas eleições agendadas para dezembro.

Ben Sulayem tem sido proativo ao propor mudanças operacionais dentro da FIA, um tópico que será debatido na próxima conferência. Essas alterações propostas são vistas como um meio de fortalecer a posição de Ben Sulayem e agir como um dissuasor a quaisquer desafios à sua liderança.

A relação próxima da família Hamilton tem sido evidente, com Anthony Hamilton frequentemente presente nas corridas do seu filho, especialmente desde que Lewis se juntou à equipa Ferrari esta temporada. O seu gesto compassivo em relação ao novato Isack Hadjar no Grande Prémio da Austrália, onde consolou o piloto angustiado após um acidente, exemplifica o papel de apoio que pode assumir dentro do caminho de desenvolvimento de jovens pilotos da FIA.

Apesar das tensões recentes entre Ben Sulayem e os pilotos da F1, incluindo Lewis Hamilton, acredita-se que Anthony Hamilton mantenha uma relação amigável com o presidente da FIA. Os comentários controversos de Ben Sulayem sobre os pilotos não serem ‘rappers’ durante uma discussão sobre a conduta dos pilotos, que Lewis Hamilton criticou por ter um ‘elemento racial’, provocaram uma troca de palavras nos últimos meses.

À medida que as dinâmicas na liderança da FIA podem mudar com a especulada nomeação de Anthony Hamilton, a comunidade do desporto motorizado aguarda ansiosamente os resultados da próxima conferência e o drama eleitoral que se seguirá.