
Bruno Lage já deve saber tudo sobre o Sporting. Como ataca e defende, de que zonas do terreno mais facilmente remata ou cria perigo e, sobretudo, como parar (ou tentar parar) Gyokeres. Mas aqui ficam alguns dados que podem ajudar a perceber um pouco mais sobre quem são os jogadores mais importantes no Sporting.
Viktor Gyokeres, como diria La Palisse, é o mais perigoso: marca muitos golos, assiste, remata muito e quase sempre enquadrado com a baliza adversária. Francisco Trincão assiste, cruza e remata, Hjulmand faz muitos passes e vê bastantes amarelos, Maxi Araújo faz muitas faltas, cruza muito e vê bastantes amarelos e Debast é o rei dos remates de longa distância. Por fim, quando as coisas estão difíceis, Rui Borges (e antes Ruben Amorim e João Pereira), faz entrar Harder. Ou Matheus Reis.
Francisco Trincão é, de muito longe, o leão com mais passes para golo na Liga. Gyokeres já marcou 38 golos e fez seis assistências. Eis os homens com mais passes para golo:
Eis os melhores assistentes do SCP
Trincão 14
Gyokeres 6
Harder 5
Quenda 4
D. Bragança 4
P. Gonçalves 4
O Sporting teve 13 penáltis na Liga. Não falhou um. Gyokeres apontou 12 e Hjulmand o 13.º.
Marcadores de g.p. do SCP
Gyokeres 12
Hjulmand 1
Vinte jogadores do Sporting já viram cartões amarelos na Liga. Hjulmand é o recordista com 10 (dois por acumulação), seguido por Maxi Araújo, Diomande e Gonçalo Inácio. Conrad Harder nunca viu um cartão amarelo. Diomande (2x),Hjulmand, Maxi Araújo e Matheus Reis já foram expulsos.
Eis os amarelos do SCP
Hjulmand 10
Maxi Araújo 7
Diomande 7
G. Inácio 6
M. Reis 5
Vinte jogadores do Sporting já remataram e, guarda-redes à parte, só Ricardo Esgaio, entre os que têm jogado com alguma frequência, está ainda sem qualquer remate. O rei é Gyokeres, seguido por Trincão e Catamo.
Eis os mais rematadores do SCP
Gyokeres 119
Trincão 101
Catamo 59
Quenda 44
Harder 44
Importante é que um remate vá na direção da baliza. Matheus Reis, Jerry St. Juste, Felicíssimo, Alexandre Brito, Mateus Fernandes e Henrique Arreiol já remataram, mas sempre desenquadrados. O rei volta a ser Gyokeres, seguido igualmente por Trincão e Catamo.
Quem mais rematou de forma enquadrada no SCP
Gyokeres 59
Trincão 31
Catamo 18
Harder 16
Quem são os leões com melhores percentagens de remates/remates enquadrados? Alguns dos que rematam pouco (Fresneda, Quaresma ou Biel) e o rei: Viktor Gyokeres. Remata muito e metade dos remates vão à baliza.
Melhores % de remates enquadrados no SCP
Fresneda 66,7
Quaresma 50
Biel 50
Gyokeres 49,6
Debast é, sem grande surpresa, o jogador do Sporting que remata de mais longe. Em média, a pouco mais de 27 metros da baliza adversária. Depois aparecem mais quatro com remates também a mais de 20 metros. Ponto interessante: Gyokeres remata, em média, a 15,6 metros da baliza adversária. Excluindo Edwards, que até já nem está no Sporting, são os centrais que rematam de mais perto, a maioria das vezes na sequência de cantos e livres.
Quem remata de mais longe no SCP
Debast 27,1
Quaresma 26,3
M. Fernandes 26,3
N. Santos 23,9
Felicíssimo 21,7
Quem remata de mais perto no SCP
Edwards 9,3
St. Juste 10,2
G. Inácio 11.6
M. Reis 11,7
Diomande 12,1
Estatística menos relevante é o número de passes. A maioria deles são efetuados pelos defesas centrais. Ou seja, sem grande perigo. Hjulmand, Quenda e Trincão também o fazem com elevada frequência. Quatro leões têm percentagens de passes certos acima dos 90 por cento: três centrais e o capitão.
Quem tem mais passes no SCP
Diomande 2070
G. Inácio 1973
Debast 1584
Hjulmand 1494
Quenda 1182
Trincão 1022
Quem tem mais passes certos no SCP
Diomande 1940
G.Inácio 1775
Debast 1393
Hjulmand 1347
Melhores % de passes certos no SCP
St. Juste 94,1
Diomande 93,7
Quaresma 92,8
Hjulmand 90,2
G. Inácio 90
Os passes longos (30 metros ou mais) podem ser decisivos. De novo, são os centrais a estarem em evidência.
Mais passes longos no SCP
Debast 162
G. Inácio 146
Diomande 128
Quenda 104
O jogador do Sporting com mais passes longos completados não estará no relvado da Luz: Daniel Bragança. Quase 80 por cento dos seus passes a mais de 30 metros chegam ao companheiro desejado.
% de passes longos completados no SCP
D. Bragança 79,2
Diomande 78
St. Juste 77,3
Hjulmand 75
Quaresma 67,6
Faltas são penalizadas, mas, por vezes, são necessárias. Entre os mais faltosos do Sporting há centrais, mas também alas e atacantes.
Os mais faltosos no SCP
Diomande 40
M. Araújo 31
Hjulmand 28
Debast 26
Trincão 23
Maxi Araújo e Francisco Trincão, muitas vezes titulares nas alas, são quem mais cruza no Sporting. Aliás, com exceção de Debast, quem mais cruza é canhoto.
Quem mais cruza no SCP
M. Araújo 70
Trincão 70
Debast 46
M. Reis 26
Harder 24
As coisas estão a correr mal e é preciso mudar alguma coisa, a opção número 1 é Harder. E a segunda é Matheus Reis.
Suplentes mais utilizados no SCP
Harder 20
M. Reis 14
Catamo 10
M. Araújo 9
Morita 9