
Europa League, meia-final, 2.ª mão: quinta-feira, 20:00, 8 de maio de 2025
A ANTEVISÃO: CADA VEZ MAIS LONGE O SONHO DA EQUIPA DE BODO
Não fosse o golo de Ulrik Saltnes ao minuto 83 no Tottenham Hotspur Stadium e dir-se-ia que esta segunda mão já pouca história teria, embora pesasse o fator casa do Bodo / Glimt e os fantasmas em volta da ausência de troféus recentes do Tottenham.
Um jogo que tinha uma vantagem de três golos, após uma exibição altamente dominadora, transformou-se apenas em dois e, assim sendo, está tudo em aberto, até pela alma inequívoca e resiliente que os noruegueses possuem.
A turma de Kjetil Knutsen não tem nada a perder, apenas tem que se cingir ao seu plano de jogo e desfrutar desta oportunidade, que em muito superou, certamente, as expetativas iniciais da época.
Em sentido oposto, o jogo e a época do Tottenham e, mais precisamente, de Ange Postecoglou, dependem, única e exclusivamente, do sucesso na competição. Mesmo com as ausências e partindo com dois golos de superioridade, a vantagem é clara, bastando analisar-se até a qualidade individual dos dois conjuntos.
Ainda assim, o Bodo / Glimt já provou em partidas anteriores que não é um adversário com que se possa descontrair. Isto porque rapidamente transforma uma partida com a ferocidade e velocidade do seu jogo, fator esse, exponenciado pelo apoio dos seus adeptos no Aspmyra Stadion, localizado num dos pontos mais a norte da península escandinava.
10 DADOS RÁPIDOS
- Segunda a plataforma Opta, o Tottenham tem 91,6% de chegar à final, enquanto o Bodo / Glimt tem, obviamente, 8,4%.
- Maurizio Mariani arbitrou o Tottenham por duas vezes na carreira, tendo ambas as partidas terminado em derrota para os londrinos (Antuérpia 1-0 Tottenham, para a Europa League 2020/2021 e Paços de Ferreira 1-0 Tottenham, para a Conference League 2021/2022).
- Maurizio Mariani nunca arbitrou um encontro do Bodo / Glimt.
- Ao contrário do Tottenham, o Bodo / Glimt não jogou no fim de semana.
- Desde sete de novembro de 2024 que o Bodo / Glimt não perde em casa.
- Desde nove de dezembro de 2023 que o Bodo / Glimt não passa um jogo sem marcar no seu terreno.
- O melhor desempenho do Tottenham na Europa League foi uma chegada às meias-finais na temporada 2012/2013.
- O Tottenham, caso vença este encontro, bate o seu recorde de mais jogos ganhos numa campanha europeia, somando nove e ultrapassando os oito de 1961.
- Desde a conquista da Taça da Liga Inglesa em 2007/2008, o Tottenham já marcou presença em quatro finais, não tendo conquistado nenhuma.
- Quando Patrick Berg experimentou jogar noutro clube que não o Bodo / Glimt, o Lens, defrontou por duas vezes um clube inglês, o Arsenal, tendo perdido por 3-0 e 0-1.
JOGADORES A TER EM CONTA
Dejan Kulusevski – Com Maddison (lesionou-se na primeira mão) e Bergvall de fora, Solanke e Son como dúvidas, Kulusevski terá a maior parte das responsabilidades criativas, sobretudo ao nível do passe, apesar de ainda aparentar estar longe da forma ideal, neste período pós-lesão. Seja a frente de ataque composta por Johnson, Tel, Richarlison ou Odobert, a criatividade é muito reduzida, obrigando a que o sueco esteja ao melhor nível, jogando, provavelmente, como “10” móvel.

Patrick Berg – A fraca amostra, face a outras ocasiões, do Bodo / Glimt, na primeira mão, deveu-se, para além da ausência do fator casa, à ausência de Patrick Berg no meio-campo. Felizmente para os noruegueses, está de volta, pronto para orquestrar ataques e tornar fluido todo o jogo da equipa de Bodo.
XI´s PROVÁVEIS
Bodo/Glimt: Haikin, Sjøvold, Moe, Gundersen, Bjørkan; Evjen, Berg, Saltnes; Blomberg, Høgh, Hauge.
Treinador: Kjetil Knutsen
«É sem dúvida um jogo histórico e queremos ter o papel principal, mas é claro que é o Bodo / Glimt contra o Tottenham. É esse o embalo e eles têm dois golos de vantagem sobre nós. Esperamos ter um melhor desempenho, ser mais Bodo/Glimt e não somos favoritos, mas vemos possibilidades aqui. Este é um bom ponto de partida para um bom desempenho».
Tottenham: Vicario, Porro, Romero, Van de Ven, Udogie; Kulusevski, Bissouma, Bentancur; Brennan Johnson, Solanke, Tel.
Treinador: Ange Postecoglou
«Penso que se trata apenas de abordar o jogo da mesma forma que o fizemos no resto da nossa campanha. Temos de ser muito disciplinados e organizados sempre que jogamos fora de casa na Europa e, independentemente do resultado, penso que todos os rapazes se portaram bem e, ao longo da campanha, em especial durante a fase a eliminar, nas segundas mãos, fizeram tudo o que era preciso fazer, dentro dos limites do nosso plano de jogo e sendo organizados».
PREVISÃO DE RESULTADO: Bodo / Glimt 1-2 Tottenham