O Bayer Leverkusen anunciou esta sexta-feira que o treinador Xabi Alonso está de saída depois de mais de dois anos e meio no clube. 

O clube alemão revela que aceitou «o desejo do espanhol de rescindir o seu contrato», que era válido até ao verão de 2026, e fica assim aberto caminho para abraçar o Real Madrid.

Ao mesmo tempo, o treinador falou do assunto já em conferência de imprensa. «Esta semana, o clube e eu concordámos que os dois últimos jogos serão os meus últimos como treinador do Bayer Leverkusen», disse o treinador de 43 anos. «Agora é o momento certo para comunicar esta decisão», adiantou, sem querer confirmar um compromisso com o Real Madrid: «Ainda não é o momento de falar sobre o futuro.» Recorde-se que Carlo Ancelotti disse que só fala sobre o seu futuro a 25 de maio, dia da última jornada da LaLiga.

O treinador vai assim despedir-se nos esta semana em casa com o Borussia Dortmund e disputa a última jornada fora no terreno do Mainz.

«Devo um grande agradecimento ao Bayer, aos meus jogadores e equipa técnica, a todos os funcionários do clube e, por último, mas não menos importante, aos fantásticos adeptos. O nosso sucesso foi o resultado de um excelente trabalho de equipa», afirmou Alonso ao site do clube.  

«Este clube, que demonstrou uma confiança excecional em mim, merecia muito ganhar o título de campeão alemão pela primeira vez. Os meus agradecimentos e a minha admiração vão para todos os que contribuíram para este triunfo, incluindo a vitória na Taça. O Bayer está pronto para o futuro. O caminho positivo vai continuar e é com entusiasmo que o vou seguir», completou.  

(em atualização)