
Os Mavericks foram os vencedores da lotaria do draft de 2025 da NBA.
A equipa de Dallas tinha apenas 1,8% de hipóteses de ganhar e subiu 10 lugares, garantindo a primeira escolha. Segundo a ESPN, é o maior salto de sempre de uma equipa na história da lotaria.
O momento ocorre apenas três meses depois de a equipa ter trocado Doncic, que rumou aos Lakers em fevereiro, jogada que gerou muitas críticas por parte dos adeptos.
«Estou muito feliz pelos adeptos dos Mavs», disse o CEO Rick Welts, empunhando o envelope com o número um.
«Cheguei a Dallas a 1 de janeiro deste ano. Depois, abalámos a internet com a troca de Doncic. Estou simplesmente impressionado com a profundidade das emoções e da ligação que os adeptos têm com esta equipa. E o que aconteceu hoje, não consigo imaginar um dia melhor para os adeptos dos Mavs. Vai ser mesmo especial. Mal posso esperar para voltar a Dallas», acrescentou.
Fleg, extremo de 2,06 metros, é considerado o favorito para a primeira escolha do draft desde agosto de 2023, quando um ano antes anunciou a decisão de terminar o ensino secundário e ingressar na universidade aos 17 anos. Apesar de ser um dos rookies mais aguardados a entrar no basquetebol universitário em vários anos, Fleg superou as expectativas ao conquistar quase todos os prémios nacionais importantes de jogador do ano, com uma média de 19,2 pontos, 7,5 ressaltos e 4,2 assistências, e ao liderar os Blue Devils (35-4) até às meias-finais.
«Não sei quem vamos escolher, mas se o escolhermos, acho que o currículo dele é bastante sólido. Sempre que esteve numa situação em que todos questionavam se conseguiria, ele conseguiu e superou as expectativas», disse Welts.
San Antonio Spurs ficaram em segundo, Philadelpia 76ers em terceiro, Charlotte Hornets em quarto e Utah Jazz em quinto. Veja a lista: