
Quem é que não adora uma boa surpresa? As competições de seleções são frutíferas em «choques» e resultados inesperados, pois bem, no caso do Campeonato da Europa feminino, não tivemos de esperar muito para ter o primeiro: a França venceu a Inglaterra por 2-1!
O favoritismo estava do lado da seleção dos três leões, ou não fosse a turma orientada por Sarina Wiegman a atual campeão europeia e vice-campeã mundial, mas a verdade é que dentro das quatro linhas não foi isso que se viu.
A seleção gaulesa, segura e ousada, fez uma exibição muito completa em todos os momentos de jogos. Permitiu pouquíssimas ocasiões às jogadoras inglesas e soube aproveitara as que teve. Uma bela carta de apresentação das orientadas por Laurent Bonadei.
Em três minutos fez-se o resultado. Marie Katoto - recém-contratada pelo OL Lyonnes -, e uma das figuras de les bleus, foi a autora do primeiro golo, seguindo-se, depois, o tento de Sandy Baltimore, que atua... em Inglaterra.
O primeiro tento nasceu nos pés de Elisa de Almeida. A defesa - com dupla nacionalidade portuguesa - recuperou o esférico e lançou Delphine Cascarino nas costas da defesa inglesa. Cascarino levantou a cabeça e cruzou para Katoto que, ao segundo poste, só teve de encostar.
À semelhança do primeiro golo, o segundo nasce de nova recuperação francesa em zonas altas do terreno. Baltimore recebeu com espaço, aproveitando o desequilíbrio defensivo inglês e, com alguma sorte, ultrapassou as duas adversárias que se lhe seguiam e rematou forte perante uma incapaz Hannah Hampton.
As orientadas por Wiegman reagiram na reta final da partida e conseguiram mesmo reduzir a desvantagem. Keira Walsh, à passagem do minuto 87', depois de um pontapé de canto mal aliviado pelas francesas, recebeu à entrada da área, aconchegou o esférico e enviou-o ao ângulo superior esquerdo da baliza gaulesa. Espetacular!
No entanto, e depois de um aperto sufocante nos últimos instantes, foram mesmo as francesas que levaram a melhor no final dos 90 minutos.
Les bleus defrontam o País de Gales na próxima jornada, enquanto a Inglaterra vai medir forças com os Países Baixos.