
Taça de Portugal, quartos de final: quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, 20h45
A ANTEVISÃO: BENFICA E BRAGA VOLTAM A DEFRONTAR-SE EM MAIS UM DUELO QUE JÁ É UM CLÁSSICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS
Semana de todas as decisões para Benfica e Braga na Taça de Portugal, com o Jamor cada vez mais perto. Os dois clubes vão defrontar-se esta noite, e quem vencer, tem praticamente as portas escancaradas para a final que se vai realizar no dia 25 de maio. Na última etapa antes do jogo decisivo, e sem desprimor para a equipa sensação da prova rainha, o Tirsense será um bombom para águias e arsenalistas na meia final. O Benfica atravessa uma das melhores fases da temporada, e é o único clube português presente em todas as competições que restam disputar, depois de já ter conquistado a Taça da Liga no mês passado.
Bruno Lage está a saber gerir bem o plantel face às muitas lesões que têm ocorrido, e tem encontrado sempre soluções para todos os setores. A estrela da equipa, Di María, continua indisponível, mas a magia do extremo argentino vai ser substituída pela não menos mágica varinha de Kerem Akturkoglu no lado direito do ataque encarnado. No meio-campo, Leandro Barreiro irá ocupar o lugar de Florentino, e a defesa direito Tomás Araújo tem cumprindo bem o papel de Alexander Bah, também ele vítima da onda de lesões que assola as águias. Mas o maior destaque vai para o reencontro de Bruma frente à sua antiga equipa. O extremo esquerdo ex-Braga entrou bem no onze de Bruno Lage e deverá relegar Andreas Schjelderup para o banco. O Benfica, a atuar perante os seus adeptos, vai querer mandar no jogo logo nos minutos iniciais, e evitar que se repitam os erros cometidos no encontro do campeonato frente aos bracarenses, onde deu a primeira parte de avanço.
Na cidade dos Arcebispos mora uma equipa que também está a atravessar um bom momento de forma, e que ocupa o quarto lugar do campeonato em igualdade pontual com o FC Porto. Carlos Carvalhal perdeu peças importantes no mercado de inverno, como Matheus Magalhães e Bruma, mas a equipa não se tem ressentido disso e tem praticado bom futebol. O regresso do avançado Fran Navarro à convocatória é a principal novidade, mas o técnico bracarense deverá continuar a apostar em El Ouazzani, titular nos dois últimos jogos. De fora por lesão continuam Niakaté, Vitor Carvalho e Rodrigo Zalazar. Sendo este um jogo a eliminar e fora de portas, prevê-se um Braga mais calculista e não tão balanceado para o ataque na fase inicial do desafio.
Benfica e Braga já se defrontaram por duas ocasiões esta temporada. Os bracarenses bateram o Benfica no Estádio da Luz para o campeonato, enquanto na meia final da Taça da Liga o emblema lisboeta tirou a possibilidade de revalidação do troféu aos minhotos. Chegou a hora de desempatar este clássico do futebol português, agora para a Taça de Portugal, e que vai ainda conhecer um quarto episódio quando as águias voarem até à Pedreira para disputar a última jornada da Liga, e que pode ser decisiva na conquista do título nacional. A luz do Jamor já se vislumbra no horizonte, mas apenas uma equipa vai continuar a seguir o caminho da felicidade. O árbitro da partida será João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
10 DADOS RÁPIDOS
- Benfica e Braga já se defrontaram 161 vezes em todas as competições. 104 vitórias para as águias e 26 triunfos para os bracarenses.
- Nesses 161 jogos, o clube lisboeta marcou 369 golos e os minhotos 145.
- A maior vitória caseira dos Benfica frente aos arsenalistas aconteceu na época 1964/1965, para a Taça de Portugal. 9-0 foi o resultado.
- O Braga nunca conseguiu vencer o Benfica no Estádio da Luz por mais de um golo de diferença.
- O resultado mais comum no Estádio da Luz entre os dois conjuntos é de 2-0 e já se verificou por nove ocasiões.
- O SC Braga tem apenas uma derrota nas últimas nove partidas.
- O Benfica marcou sempre em 90% dos jogos que realizou esta temporada.
- A média de golos marcados por jogo dos bracarenses esta época é de 1,64.
- Já a média de golos marcados por jogo da formação da Luz é de 2,36.
- O Benfica tem 26 Taças de Portugal no seu museu. O Braga conta com três no seu palmarés.
JOGADORES A TER EM CONTA

Bruma (Benfica) – As voltas que a vida dá. Podia muito bem ser o título de um filme sobre a carreira de Bruma. Faz hoje precisamente um mês que o extremo de 30 anos formado no Sporting se despedia do clube que hoje vai defrontar. Será um reencontro especial de um jogador que esteve três anos no Braga, e que agora representa as águias. Bruma dispensa apresentações no que toca à sua qualidade como futebolista, e na sua ainda curta estadia na Luz já se estreou a fazer o gosto ao pé. Enquanto vestiu a camisola dos Guerreiros do Minho esta temporada, marcou 13 golos e fez oito assistências. Números interessantes que fizeram Rui Costa avançar para a sua contratação.

Amine El Ouazzani (Braga) – El Ouazzani, jogador marroquino de 23 anos que o Braga foi buscar esta época à segunda divisão francesa, está há seis jogos sem marcar, mas nem por isso a linha defensiva do Benfica pode dormir descansada. El Ouazzani é um avançado móvel possante, rápido, e joga bem com os dois pés. No entanto, as suas exibições pecam por ser algo irregulares. Esta época já apontou 10 golos e três assistências com a camisola bracarense.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin; Tomás Araújo, Otamendi, António Silva e Carreras; Leandro Barreiro, Aursnes e Kokçu; Bruma, Akturkoglu e Pavlidis
Treinador: Bruno Lage
«Espero um Braga muito competente. À imagem do seu treinador e, permitam-me o elogio, só um treinador como o Carlos Carvalhal pode reinventar-se depois do mercado que teve e construir a equipa que está a construir. Perdeu vários jogadores e conseguiu fazer um bom momento desde janeiro. A equipa atravessa um bom momento, com uma dinâmica muito interessante, e amanhã é uma final… para atingir as meias-finais de um troféu que ambicionamos vencer, já não o fazemos desde 2017».
Braga: Hornicek; Víctor Gomez, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi e Chissumba; João Moutinho, Racic e Ricardo Horta; Roger Fernandes, Gharbi e El Ouazzani
Treinador: Carlos Carvalhal
«Temos de trabalhar e correr muito, ser humildes e saber que haverá momentos em que precisaremos de estar bem compactos, como uma família. Ao mesmo tempo, temos de ser atrevidos o suficiente para criar dificuldades à defesa do Benfica e marcar os golos necessários para seguir em frente».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-2 Braga