O camisola rosa Isaac del Toro venceu a 17.ª etapa da Volta a Itália, entre San Michele all’Adige e Bormio, e deu a melhor resposta na defesa da liderança da classificação geral após as debilidades evidenciadas na véspera.

O mexicano atacou a cerca de 12 quilómetros da meta, e no grupo dos melhores classificados da geral apenas Richard Carapaz, segundo posicionado na corrida à maglia rosa, conseguiu segui-lo. Ambos distanciaram-se cerca de dez segundos, alcançando Romain Bardet, que se mantinha isolado, resistindo da numerosa fuga do dia.

Na aproximação à meta, em descida, o jovem corredor da UAE Emirates, livrou-se dos dois adversários e cortou a meta com quatro segundos de vantagem sobre o francês Bardet (Picinic PostNL) e o equatoriano Carapaz (EF Education-EasyPost).

Isaac del Toro aumentou a vantagem na liderança do Giro para 41 segundos sobre Carapaz, que ascendeu à segunda posição, ultrapassando o britânico Simon Yates (Visma), que está a 51 segundos do camisola rosa.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) esteve em destaque na etapa, primeiro ao integrar a fuga principal, de onde atacou para passar na primeira posição no cume do mítico Passo di Mortirolo (km 107) e terminou a jornada na 10.ª posição, a 56 segundos do vencedor.

Na quinta-feira, os ciclistas terão uma jornada com um percuso cujo relevo é menos exigente, nos 144 quilómetros entre Morbegno e Cesano Maderno, que incluem uma contagem de montanha de segunda categoria e duas de terceira.