Iuri Leitão foi distinguido com um dos prémios European Fair Play Awards, na categoria «Spirit of Fair Play». 

Na origem da distinção, atribuída pelo European Fair Play Movement, esteve o gesto do ciclista português na final da prova de Omnium dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris, mostrando respeito pelo adversário.  

Em causa a prova em que Iuri Leitão conquistou prata. O atleta luso começou a perseguir o francês Benjamin Thomas, este caiu e o português não aproveitou o contratempo do adversário para ganhar vantagem, esperando que este recuperasse do percalço.

Sublinhe-se que a candidatura de Iúri Leitão ao European Fair Play Awards foi submetida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), contando com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal e da Federação Portuguesa de Ciclismo.  

Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, enalteceu o momento: «O IPDJ está comprometido com a valorização e a afirmação do desporto através de valores como a ética e o fair play. São também desígnios do IPDJ. A ação de Iúri Leitão, enquadrada numa competição deste nível, mereceu, da parte do IPDJ, o devido reconhecimento do mérito e da excelência. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, sobretudo no desporto de alta competição, com enorme visibilidade pública, um desporto com valores.»

O prémio será atribuído num evento em Olímpia, na Grécia, no dia 19.