O Fortuna Sittard, atual 9.º classificado da Eredivisie, anunciou, em comunicado oficial, que não poderá participar em competições europeias na próxima temporada, em caso de apuramento, devido a problemas relacionados com o licenciamento da UEFA.

«O clube ocupa atualmente uma posição que lhe dá direito a disputar os play-offs de acesso às competições europeias no final da temporada. No entanto, não haverá participação numa eventual fase final adicional. O Fortuna não possui licença da UEFA para a próxima época», informou o clube.

O emblema neerlandês acrescentou ainda: «O Fortuna não conseguiu solicitar a licença da UEFA até 8 de abril de 2025. Na altura, o clube não cumpria todos os requisitos, incluindo a apresentação de uma declaração de um auditor externo, conforme exigido pelos regulamentos da UEFA. Isto significa que a participação nos play-offs de qualificação europeia está, desde já, descartada.»

Martijn Merks, diretor-geral do Fortuna Sittard, garantiu que o clube vai tentar «cumprir todos os requisitos de licenciamento sem problemas na próxima temporada.»

O Fortuna Sittard conta, entre as suas fileiras com os portugueses Ivo Pinto (lateral direito), o técnico adjunto Francisco Costa e ainda Américo Branco, diretor desportivo.