Fernando Gomes e Gianni Infantino, presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a FIFA, respetivamente, estiveram reunidos este sábado, em Paris, para discutir a organização do Mundial 2030.
A reunião teve lugar nas novas instalações da FIFA, em Paris, e surge no seguimento da formalização da presentação do dossiê da candidatura de Portugal, juntamente com a Espanha e Marrocos que serão os países anfitriões do Campeonato do Mundo de 2030.
«Foi um prazer estar com Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e membro do Conselho da FIFA, Fernando Gomes, nos nossos escritórios em Paris», começou por dizer Infantino.
«Tivemos oportunidade de falar sobre vários assuntos, nomeadamente sobre os avanços no desenvolvimento de infraestruturas – em particular da conclusão da Cidade do Futebol – passando pelo fantástico crescimento do futebol feminino em Portugal, demonstrado pela estreia da seleção nacional feminina no Campeonato do Mundo Feminino da FIFA 2023», acrescentou.
«Falámos ainda sobre o Campeonato do Mundo da FIFA 2030, cujo livro de candidatura nos foi recentemente entregue, também em Paris e no qual Portugal tem um papel importante. Estou certo que a capacidade organizacional e a paixão futebolística partilhada pelos países que compõe essa candidatura farão do torneio um sucesso memorável a todos os níveis», concluiu.
Fernando Gomes marcou presença na final olímpica do torneio de futebol masculino, que terminou com vitória da Espanha frente à França (5-3), e vai estar presente na final feminina que coloca frente a frente os Estados Unidos com o Brasil.
Recorde-se que a Comissão da Candidatura do Mundial 2030 já esteve em Portugal, em maio deste ano, para fazer uma visita técnica aos estádios de Alvalade, da Luz e do Dragão, numa altura em que foram discutidas em mais detalhes a organização da prova.
Refira-se ainda que tudo indica que a final do Mundial 2030 será disputada no estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu.
notícia atualizada às 18.41 horas com declarações de Gianni Infantino