Évora também está no roteiro português dos Harlem Globetrotters, recebendo o espetáculo dia 5 de junho. O pontapé de saída foi dado esta terça-feira, na Praça do Giraldo, pelo anfitrião, Carlos Pinto de Sá, e o presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo, José Sargaço, e o representante da Fun Addict, que promove a iniciativa , Carlos Barroca.

"Voltar a recebê-los, quando estão prestes a completar cem anos de história, é marcante. É um espetáculo diferente, que coloca o basquetebol no centro e que convida os mais jovens a perceber que é possível divertir-se, fazer amizades e praticar desporto", referiu o presidente da autarquia, referindo que o regresso a Évora dos Harlem Globetrotters, 24 anos depois, só é possível "graças à colaboração de várias entidades e à ligação de Carlos Barroca à cidade. Já tinha praticado aqui basquetebol e mostrou interesse em trazer o evento para a Arena. Com trabalho conjunto, conseguimos concretizar esta proposta que é importante para Évora e para além de Évora".

Carlos Barroca voltou a destacar o facto de o espetáculo ser transversal a todas as idades. "Hoje são os filhos e netos das pessoas que assistiram ao espetáculo há 24 anos que vão poder viver este momento fantástico. Garanto que qualquer pessoa que saia da Arena vai sair com um sorriso nos lábios", frisou, revelando depois uma novidade: "Temos uma mulher na equipa, o que é sinal dos tempos. E temos um atleta de baixa estatura, o que demonstra que o basquetebol é um desporto inclusivo. É um jogo para todos, grandes ou pequenos".