Choque total no MotoGP. Jorge Martín estará com pretensões de sair da Aprilia já no final de 2025, um ano antes de o contrato expirar – isto depois de um começo de época difícil, marcado por lesões.

O campeão do mundo de 2024 lesionou-se nos testes em Sepang e falhou praticamente toda a pré-época. Depois, a poucos dias do começo da temporada, sofreu novas lesões enquanto treinava que o deixaram de fora até ao GP do Qatar… onde uma queda na corrida principal valeu mais lesões graves e de recuperação demorada.

Segundo o site Motorsport.com, o contrato de Martín tem uma alegada cláusula que lhe permite cessar a ligação no fim de 2025 caso não estivesse nos lugares cimeiros após o GP de França. E, tendo participado em apenas uma ronda devido às lesões, isso está longe de acontecer – de facto, ainda nem pontuou.

O espanhol terá estado em Le Mans na sexta-feira, numa passagem discreta pelo paddock para ter várias reuniões nas quais informou a gestão da Aprilia sobre as suas intenções de sair invocando a pretensa cláusula. Algo que apanhou completamente de surpresa o construtor de Noale, que pode agora considerar as suas opções legais de modo a garantir a continuidade do piloto ou uma compensação depois da forte aposta feita há cerca de um ano.

No entender da Aprilia, a cláusula não deve aplicar-se devido à ausência por lesões, para além de não haver obrigação de prolongar o período experimental – algo que Martín parece ter disponibilidade para fazer, indo até ao GP de San Marino (12 a 14 de setembro).

Apesar de estar ausente, «Martinator» segue a equipa e as prestações têm deixado a desejar. Mas a verdade é que não há muitas alternativas, uma vez que nas equipas de fábrica só a Honda tem um lugar em aberto para 2025 – atualmente ocupado por Luca Marini.