A chegada de Memphis Depay ao Corinthians, em setembro passado, foi uma das grandes bombas de mercado no Brasil, em 2024. No entanto, apesar dos vários pergaminhos que o craque tem no currículo, com passagens por grandes europeus como Man. United, Lyon, Barcelona ou Atlético Madrid, a direção do Timão precisou de uma pesquisa no Google, para chegar à sua contratação.

Quem o contou foi Tiago Maranhão, diretor de comunicação do clube, que explicou como se desenrolou o processo de seleção do holandês, numa conversa no podcast 'Boppismo'. Tudo começou num período negativo, em que a equipa atravessava uma fase negra, em agosto do ano passado, mês em que realizou nove partidas e apenas venceu uma. 

"Jogámos fora contra o Fortaleza e jogámos bem, mas perdemos no finalzinho. Foi uma fase longa em que sofríamos golos em todos os jogos. No fim do jogo, a direção estava toda reunida e disseram uns para os outros: 'O que é que fazemos? A equipa joga bem, está a dar o máximo, mas perde... Vamos acabar por cair.' E alguém disse: 'Quem dá para contratar? Temos o dinheiro da patrocinadora e vamos buscar um nome fora do comum. Não vamos pensar em dinheiro, vamos pensar em quem traríamos se pudéssemos'. Depois pesquisaram na Internet, foram ao Transfermarkt, viram os jogadores livres no mercado, apareceram alguns nomes, entre eles o do Memphis", explicou o dirigente do emblema paulista.

E se a forma como se lembraram de contratar Depay já foi inusitada, o que dizer do método que os diretores usaram para contactar os empresários do jogador? 

"No Transfermarkt tinha o email de contacto de um empresário. Era madrugada no Brasil, perto das 6 da manhã. Enviaram mensagem a apresentarem-se e a dizer que gostariam de conversar sobre a contratação do Memphis. Ele respondeu de imediato: 'É a sério?' Disseram que sim e que estavam disponíveis para falar por FaceTime", explicou Maranhão.

O negócio foi mesmo fechado e Depay tornou-se na grande figura do Corinthians. Desde setembro de 2024, quando foi apresentado, o avançado fez 40 jogos, somando 13 golos e 14 assistências, contribuindo para a conquista do Estadual de São Paulo, já este ano.